CNC e Ministério do Turismo discutem fortalecimento do setor turístico nacional

Compartilhe:

Encontro foca em estratégias para impulsionar o turismo no Brasil pós-pandemia, com destaque para o projeto “Vai Turismo Rumo ao Futuro”

Em reunião realizada nesta quarta-feira (25), no Ministério do Turismo, a secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio, e o diretor do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio de Abreu, discutiram estratégias para promover o desenvolvimento sustentável e competitivo do setor turístico brasileiro.

O encontro teve como pauta central o projeto “Vai Turismo Rumo ao Futuro”, uma iniciativa da CNC que visa integrar propostas para revitalizar o turismo no Brasil, especialmente depois dos desafios impostos pela pandemia.

O projeto, que é um movimento nacional formado por pessoas e organizações, tem como objetivo conectar instituições públicas e privadas, oferecendo um espaço para a recomendação e acompanhamento de políticas que estimulem o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos do País. A proposta pretende ser um catalisador de novas ideias e ações que fortaleçam a indústria do turismo, ampliando sua competitividade no cenário global.

“O projeto ‘Vai Turismo Rumo ao Futuro’ é uma oportunidade de consolidar parcerias estratégicas, conectando os setores público e privado para gerar políticas eficazes que promovam o turismo de forma sustentável. Queremos aproveitar esse momento de reconstrução pós-pandemia para dar um novo fôlego ao turismo nacional, unindo forças em prol de um crescimento coordenado”, explicou Alexandre Sampaio.

Compromisso com a competitividade e sustentabilidade

Durante a reunião, Cristiane Sampaio reforçou o compromisso do Ministério em colaborar ativamente, destacando que o órgão se dedicará a elencar programas e iniciativas já em andamento para que sejam incluídos no painel de monitoramento do projeto.

O objetivo é mapear ações que gerem tendências de mercado e aumentem a competitividade do turismo brasileiro.

Alexandre Sampaio celebrou o resultado positivo do encontro e destacou a importância de uma maior integração entre a CNC e o Ministério do Turismo.

“Fomos muito bem recebidos e tivemos a oportunidade de apresentar nosso plano de trabalho. Acreditamos que essa proximidade entre a CNC e o Ministério é essencial para potencializar o turismo nacional. Estamos prontos para colaborar de maneira mais articulada, trazendo temas que possam realmente contribuir para o fortalecimento do setor”, afirmou.

O diretor da CNC também ressaltou o clima positivo e de cooperação durante a reunião, apontando para a importância de uma atuação conjunta.

“Essa reunião foi um marco importante e, sem dúvida, dará frutos. Estamos mais próximos e prontos para trabalhar em prol de um turismo mais forte e competitivo.”

A gerente do Cetur, Aline Lopes, que também participou do encontro, destacou a importância de fortalecer a colaboração entre a iniciativa privada e o governo, com o objetivo de consolidar esforços no setor do turismo.

“Estamos trabalhando muito próximo ao governo, especialmente com o ministério. Queremos nos aproximar ainda mais da equipe ministerial, realizar mais reuniões e consolidar essa parceria”, disse Aline, ressaltando também que, apesar do trabalho realizado pelo Cetur, ainda existem ações isoladas. “Nossa proposta é trabalhar de forma integrada, como já foi recomendado, para que possamos avançar em conjunto com o Ministério do Turismo. Queremos alinhar nossas metodologias.”

Fortalecimento do turismo

Com o apoio do Ministério do Turismo, a expectativa é de que o projeto “Vai Turismo Rumo ao Futuro” possa avançar em sua implementação, criando um ambiente favorável para a retomada e o fortalecimento do turismo no Brasil.

O monitoramento de políticas públicas e o incentivo à inovação no setor serão peças-chave para garantir que o turismo brasileiro se consolide como um pilar de desenvolvimento econômico e social sustentável.

Na ocasião, Aline Lopes, gerente do Cetur, e Ana Paula Bahmad, analista na CNC, apresentaram as potencialidades do painel Vai Turismo para traçar tendência mercadológica, além de auxiliar na produção de informações, estudos e indicadores.

Leia mais

Rolar para cima