Mapear benefícios implementados pelo Ministério da Economia e divulgar para o empresariado em nível nacional, por meio da capilaridade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esta foi uma das propostas de parceria que esteve em debate entre Fábio Silva, coordenador-geral de microempreendedorismo e artesanato da Subsecretaria de Micro e Pequenas Empresas, vinculada à Secretaria de Inovação e Micro e Pequenas Empresas do Ministério da Economia, e a equipe técnica da Diretoria de Relações Institucionais (DRI) da CNC, em reunião na sede da entidade, no dia 21 de outubro.
Acompanhado do analista de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Murilo Machado, Fábio Silva falou sobre duas das principais iniciativas do ministério para a classe empresarial: o CRED+ e a Jornada Empreendedora. “Com mais de 110 bancos cadastrados, o Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios, conhecido como CRED+, foi criado para facilitar o acesso do microempreendedor individual e da micro e pequena empresa a uma série de soluções financeiras, como acesso a crédito para ampliação do negócio e disponibilização de máquinas de crédito e débito”, afirmou Fábio.
Segundo o coordenador, uma parcela dos empresários não tem conhecimento desse tipo de benefício e uma parceria com a CNC poderia levar informação ao público-alvo. “Além do CRED+, lançamos o Programa Jornada Empreendedora, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que oferece jornadas de capacitação e aprendizagem personalizadas às necessidades de cada empresário. A partir de uma avaliação on-line do empreendimento, o programa indica cursos que possam desenvolver aquele negócio e aponta competências necessárias e ferramentas tecnológicas que possam ajudar nesse desenvolvimento”, explicou.
Para o especialista executivo da DRI Elielson Gonçalves, o fomento à capacitação profissional é fundamental e integra a cultura da Confederação. “O ensino profissionalizante faz parte do nosso escopo, principalmente por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), um dos braços sociais da CNC. Além disso, mantemos um diálogo constante com os cerca de 1.200 sindicatos que representamos, com ajuda das Federações do Comércio estaduais e nacionais. Portanto, é possível pensar em campanhas de nível nacional que levem ao empresário conhecimento sobre benefícios para a categoria”, ressaltou.
Para isso, Fábio Silva debateu com a equipe da DRI o desenvolvimento de uma cartilha para os gestores públicos e outra voltada ao empresariado que detalhem iniciativas do Ministério da Economia e da CNC pelo desenvolvimento do comércio brasileiro. Na oportunidade, a DRI apresentou também à equipe do ministério a Agenda Institucional do Sistema Comércio, instrumento estratégico de gestão de iniciativas, no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo, que estimulem o crescimento e o fortalecimento dos setores representados pela CNC sobre os temas prioritários para a modernização e o desenvolvimento do Brasil.
Também participaram da reunião a especialista e supervisora da DRI, Aline Andrade, a analista da DRI Bruna Ponte e o analista da Gerência de Gestão das Representações (GGR) Oscar Nóbrega.