CNC compila publicações do Conselho de Notáveis em índice remissivo

Compartilhe:

O material reúne 69 anos de história da Carta Mensal, com análises e reflexões sobre a sociedade e a cultura contemporânea

Em 9 de julho, a sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, foi palco do lançamento do Índice da Carta Mensal, publicação histórica que reúne o conteúdo apresentado pelos membros do Conselho de Notáveis em seus encontros semanais, abrangendo questões de economia, história, política e temas afins à entidade, com análises e reflexões preciosas sobre a sociedade e a cultura contemporânea.

O projeto, capitaneado pelo consultor da Presidência da Confederação e coordenador do Conselho, Bernardo Cabral, e pelo notável Arno Wehling, foi produzido pela Gerência de Documentação e Informação (GDI) da CNC, que se dedicou ao projeto, durante 1 ano e 3 meses. O presente índice remissivo cobre todo o período de existência da Carta Mensal, de 1955 ao início de 2024, compilando 799 números produzidos ao longo de 69 anos pelo Conselho de Notáveis, outrora denominado Conselho Técnico, com textos de 183 autores, 3.057 títulos e assuntos pertinentes.

Na ocasião, a decana do Conselho Aspásia Camargo entregou uma edição do Índice a José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, que enalteceu a compilação de décadas de história da Confederação e o trabalho dos membros do Conselho de Notáveis, “que deixaram seu DNA de forma definitiva” na entidade.

Já Bernardo Cabral agradeceu ao presidente Tadros por “entender que a execução deste valioso trabalho pode fortalecer a capacidade da CNC de servir seus públicos internos e externos e contribuir para a disseminação do conhecimento geral produzido nesta Casa”.

 A velha nova Argentina

O embaixador Marcos de Azambuja foi o orador do encontro realizado em 9 de julho, tendo focado sua apresentação em um panorama da Argentina e traçando paralelos entre o país vizinho e o Brasil.

Em uma ampla análise historiográfica crítica, Azambuja apresentou os percalços, os sucessos, as relações, as desconexões e os pontos em comum de “duas sociedades promissoras que não cumpriram suas promessas”.

Sobre o palestrante

Marcos de Azambuja foi secretário-geral do Itamaraty, embaixador na França e na Argentina e representante do Brasil na Conferência do Desarmamento e na Comissão de Direitos Humanos e coordenador da Conferência Rio 92.  É membro do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB), do Conselho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e conselheiro emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

Sobre o Conselho de Notáveis

O Conselho de Notáveis é o órgão de assessoramento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), responsável por estudos sobre temas econômicos, sociais e políticos relevantes para o comércio e o Brasil. Composto por personalidades da vida cultural, política e intelectual brasileira, seu propósito é subsidiar a entidade para propor soluções a problemas e desafios do setor. A Coordenação do Conselho de Notáveis está a cargo de Bernardo Cabral, advogado, professor, ex-ministro, deputado e senador, que foi também o relator da Constituição Federal de 1988 e presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Leia mais

Scroll to Top