Aline Lopes e Felipe Tavares destacam inteligência e potencial econômico do setor turístico no evento em Foz do Iguaçu
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) teve papel de destaque no ABETA Summit 2024, que reuniu representantes do ecoturismo e do turismo de aventura em Foz do Iguaçu (PR), de 30 de outubro a 2 de novembro. Durante o painel Números, Dados e Fatos do Turismo Brasileiro, Aline Lopes, gerente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, apresentou o Painel de Inteligência Competitiva do Turismo, ferramenta que mapeia projetos e seus impactos sociais e econômicos em cada estado, uma inovação que visa alinhar políticas públicas e fortalecer a gestão estratégica do setor e que faz parte do movimento Vai Turismo.
O economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, trouxe uma análise econômica aprofundada, ressaltando as oportunidades de crescimento sustentável e a relevância do segmento turístico para a economia brasileira. Segundo Tavares, o turismo sustentável representa não só preservação ambiental, mas também um motor para o desenvolvimento econômico local, reforçando o papel do setor na geração de empregos e renda para comunidades regionais.
Com patrocínio da Confederação, o evento marcou duas décadas da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), reafirmando o compromisso da CNC em fomentar um ambiente de negócios promissor para o turismo no Brasil.