Campanha da CNC destaca impacto da dívida pública no PIB e a urgência da reforma administrativa

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Além de anúncios nas TVs aberta e fechada, conteúdos terão presença forte nas redes sociais da Confederação

A crescente dívida pública brasileira está ameaçando a saúde financeira das empresas e o crescimento econômico do País. Com esse alerta, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançou a campanha “Reforma administrativa: quem entende, apoia”, que destaca a urgência de implementar medidas estruturais para frear o impacto negativo da dívida pública no Produto Interno Bruto (PIB) e no setor empresarial.

Na TV aberta, a campanha está sendo veiculada nos canais Globo, Record e SBT, com inserções até 6 de outubro. Na TV fechada, as inserções na GloboNews vão até hoje, 4 de outubro. A campanha também será veiculada nas edições impressas dos jornais O Globo e Valor Econômico e na revista IstoÉ Dinheiro, além do portal Metrópoles e dos perfis da CNC no FacebookInstagramLinkedIn e TikTok. A iniciativa visa sensibilizar o público sobre os riscos que a dívida crescente representa para o setor produtivo e para a economia do Brasil.

Um estudo da CNC revela que, para cada ponto percentual de aumento da dívida pública em relação ao PIB, o Brasil perde aproximadamente R$ 1,3 bilhão ao ano, comprometendo investimentos e elevando o custo do crédito. Sem reformas urgentes, como a administrativa, o prejuízo acumulado pode chegar a R$ 1,375 trilhão nos próximos 50 anos. De acordo com o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, “o desequilíbrio fiscal, sem a reforma administrativa, exigirá um aumento de até 9% do PIB na carga tributária, afetando gravemente o setor produtivo, que já enfrenta uma das mais altas cargas tributárias do mundo”.

Atualmente, a carga tributária no Brasil equivale a quase 33% do PIB, o que limita a competitividade das empresas e inibe novos investimentos. Além disso, mais de 96% das despesas do governo federal são obrigatórias, deixando pouco espaço para ajustes fiscais, o que agrava ainda mais a situação. “A CNC tem a missão de defender os interesses dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. O impacto da dívida pública para o setor produtivo não pode ser ignorado. Sabemos da importância de transformar esses dados complexos numa mensagem clara e acessível para a sociedade, pois é imperativo que todos entendam a urgência dessa reforma para garantirmos um futuro sustentável para a economia brasileira” reforça Elienai Câmara, chefe de Gabinete da Presidência e coordenador de Comunicação do Sistema CNC-Sesc-Senac.

Acesse portaldocomercio.org.br/reforma-administrativa, leia o manifesto da campanha e saiba mais sobre a iniciativa da CNC.

FICHA TÉCNICA

Cliente: CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo)
Agência: Calia
Campanha: Reforma administrativa
Direção de Criação: Gustavo Oliveira
Direção de Arte: Matheus Pereira
Redator: Thiago Pinheiro
Atendimento: Claudia Lassance, Cláudio Abreu, Camila Sanglard e Lucas Matos
Midia: Mayko Chaves, Milena Lima, Gabriella Silva, Roberta Campos e Flavia Heinze
Diretor de Produção: Marcos Araújo
Gerente Operacional de Produção: Fernanda Machado
Produção gráfica e RTV: Adriana Berquó
Produção Digital: Lucas Xavier
Período: outubro de 2024
Produtora de vídeo: Lunera Produções
Diretor de cena: Daniel Bontempo
Diretor de Fotografia: André Fernandes
Diretora de Produção: Jéssica Lara
Produtor Executivo: Alexandre Barros
Edição: Ivan Pereira e Luiz Zanetti
Finalizador: Luiz Zanetti
Pós-produção: Lunera Produções
Fotógrafo e tratamento: Caio Santana
Produtora de áudio: AudioBeat
Diretor e arranjador: José Felipe toscano Valadares
Coordenador de produção: Guilherme Almeida
Atendimento: Vinicius Almeida
Engenheiro de som: Augusto Costa Junior

Aprovação no cliente: Elienai Câmara, Karina Praça, Andreia Tamiozo, Luciana Neto, Fabio Louzada e Felipe Maranhão.

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