“A CNC tem desempenhado o mais criativo e eficiente papel na defesa dos interesses dos setores que representa. A Agenda Institucional desenvolvida pela entidade vem produzindo um diálogo produtivo e muito bem aceito pelas autoridades econômicas governamentais”
Aderson Frota, Presidente da Fecomércio-AM
Atualizações
A Agenda Institucional do Sistema Comércio está integrada aos sistemas da Rede Nacional de Assessorias Legislativas do Sistema CNC-Sesc-Senac (Renalegis) e de acompanhamento do Poder Executivo. Todas as prioridades elencadas irão formar um mapa com o acompanhamento desejado para cada uma delas, explicou a chefe da DRI.
“O sistema Renalegis irá alimentar a Agenda Institucional com todas as tramitações pertinentes das pautas de interesse no Poder Legislativo. O mesmo sistema de acompanhamento é feito com as pautas relativas ao Poder Executivo”, explicou Nara.

Voz do empresário
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, é um entusiasta da Agenda Institucional do Sistema Comércio. Ele afirmou que, com a consolidação dessa nova ferramenta, a CNC reforça o seu papel de representante maior dos setores do comércio de bens, serviços e turismo do Brasil.
“A Agenda Institucional é uma propagadora da voz do empresário, figura mater desse programa. O nosso dever é ouvi-lo acolher os seus anseios e, principalmente, representá-lo junto aos poderes constituí- dos. Cumpriremos essa missão com denodo, sempre atentos ao compromisso com o País e com a sociedade”, disse José Roberto Tadros.
Preservar a representatividade e manter o protagonismo do comércio de bens, serviços e turismo tem sido a missão da CNC, das federações e dos sindicatos que integram o Sistema Comércio. Afinal, esses setores são essenciais ao Brasil e suas atividades correspondem a 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. São grandes geradores de riqueza, de tributos e, principalmente, de empregos para o País.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que os se- tores de comércio e serviços geraram 146,2 mil empregos formais em abril deste ano, o que corresponde a 66% do total de postos de trabalho contratados naquele mês.
“Quero parabenizar todos os técnicos envolvidos na concessão da Agenda Institucional, mas, principalmente, quero agradecer aos empresários, presidentes e representantes das federações e dos sindicatos que participaram da concepção desse programa, pois contribuíram de forma solidária para o fortalecimento e a união do Sistema Comércio”, agradeceu o presidente da CNC. “Quero continuar contando com o apoio de todos. A Agenda Institucional direciona os nossos olhares e os nossos passos para a mesma direção. Desta forma, seremos capazes de agregar mais pessoas para caminharem conosco.”