Academia Líbano-Brasileira dá posse a Luis Felipe Salomão

Compartilhe:

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça Luiz Felipe Salomão é o mais novo integrante da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências. A solenidade de posse, realizada nesta segunda-feira, 29 de julho, na residência oficial do cônsul-geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar, teve a participação de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac que também preside a Academia.

Tadros deu as boas-vindas ao ministro, destacando sua trajetória como uma das figuras mais proeminentes do universo jurídico brasileiro e a quem chamou de “referência do nosso Judiciário”. Segundo o presidente da Academia, a atuação do ministro Salomão nos tribunais tem contribuído para formar sólida jurisprudência por meio dos votos que profere.

“Esteve à frente de trabalhos que representaram avanços de grande importância, como a comissão de juristas, constituída pelo Senado Federal para elaborar anteprojeto de Lei de Arbitragem e Mediação”, destacou José Roberto Tadros. “E, também, da comissão de juristas, do mesmo Senado Federal, responsável pela revisão e atualização do Código Civil.”

A atividade acadêmica e intelectual de Luis Felipe Salomão também foi lembrada por Tadros. “O ministro compartilhou e compartilha seus saberes, embasado em sólida formação, posta a serviço de uma genuína vocação para disseminar as noções do bom Direito, sendo autor e coautor de obras de referência na nossa bibliografia jurídica”, destacou o presidente.

A solenidade de posse teve a composição da mesa diretora do Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro com Alejandro Bitar; José Roberto Tadros e Carlos Nejar, integrante da Academia Brasileira de Letras e presidente de Honra da Academia Líbano-Brasileira; da vice-presidente da Academia, Katia Chalita; e do Acadêmico de Honra, o ex-senador e ministro Bernardo Cabral.

Sobre a Academia

A Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências (ALB) é uma instituição cultural, inaugurada em 9 de setembro de 2022, com sede no Rio de Janeiro. Seu objetivo é cultivar e preservar a criatividade literária, intelectual, artística e os valores culturais do Líbano e árabes no Brasil, além de salvaguardar, promover e divulgar as obras literárias, artísticas e de ciência dos seus patronos, fundadores e acadêmicos.

Compõe-se a ALB de membros efetivos, acadêmicos de honra, sócios correspondentes no exterior, membros colaboradores e membros afiliados.

Leia mais

Scroll to Top