Com aula magna do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi realizada nesta segunda-feira, 16 de março, a cerimônia de abertura do segundo ano letivo da Escola SESC de Ensino Médio (ESEM), no campus da instituição, no Rio de Janeiro. A ESEM recebe alunos de todo o Brasil e conta com um projeto pedagógico inovador, voltado para uma educação integral, com foco na formação de cidadãos críticos.
Com aula magna do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi realizada nesta segunda-feira, 16 de março, a cerimônia de abertura do segundo ano letivo da Escola SESC de Ensino Médio (ESEM), no campus da instituição, no Rio de Janeiro. A ESEM recebe alunos de todo o Brasil e conta com um projeto pedagógico inovador, voltado para uma educação integral, com foco na formação de cidadãos críticos. O tema de 2009 na escola é “Vida Sustentável e Consumo Responsável”.
O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Conselho Nacional do SESC, Antonio Oliveira Santos, deu boas-vindas aos estudantes. “Vocês são os homens e mulheres do futuro muito próximo de um país que está vivendo uma grande transformação. Mas essa transformação só tem sentido se for seguida de um comportamento adequado, ético, civilizado, patriota, como tenho certeza que vocês todos terão”, saudou Oliveira Santos.
Cristovam Buarque destacou a importância de escolas como a ESEM para a construção de sociedades mais equilibradas, com oportunidades iguais para todos. “Essa é a terceira vez que venho aqui. Sou um apaixonado por este projeto. Se nós tivéssemos um número maior de escolas como esta, que servissem de exemplo, o mundo seria outro e o Brasil também”, afirmou o senador, que é um especialista na área educacional.
A escola-residência, idealizada pelo Sistema CNC e administrada pelo Departamento Nacional do SESC, recebeu 163 novos alunos de todos os estados do País. Eles se juntaram aos primeiros 176 a chegar à ESEM, que entrou em funcionamento no início de 2008. Os novos alunos foram selecionados em provas nacionais, entre junho e novembro de 2008. Passaram pela seleção, entre provas de conhecimentos e entrevistas, cerca de 2,5 mil candidatos.
Os alunos moram em uma vila especialmente construída para eles, dividida em área de meninas e de meninos, composta de quatro edifícios de três andares, cada, e dormitórios para dois ou três jovens. Os prédios contam com salas de estudo, copa, lavanderia e salas de convivência com jogos, aparelhos de som, TV e DVD. Em cada edifício mora um professor com sua família – todos são também residentes, e os demais ocupam uma outra vila com 56 apartamentos de três quartos.
A estrutura da Escola SESC de Ensino Médio, com 131 mil metros quadrados e capacidade para 500 alunos oferece ainda biblioteca, ginásio coberto, piscina semi-olímpica, campo de futebol, quadras poliesportivas, salas de dança, ginástica e musculação.