Evento marca início das ações da Frente Parlamentar em 2026 e consolida parceria trabalhada entre CNC e IUB para ampliar diálogo com o Congresso e fortalecer o ambiente de negócios
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) participou, nesta terça-feira (10), do evento de Abertura dos Trabalhos da Frente Parlamentar Mista do Ambiente de Negócios (FPN), em Brasília. A agenda reuniu parlamentares, representantes do setor produtivo e lideranças empresariais comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios no País.
Presidida pelo deputado Mendonça Filho (União-PE) e tendo a vice-presidência do senador Efraim Filho (União-PB), a FPN inicia o ano legislativo com a perspectiva de ampliação do diálogo com as entidades setoriais e de fortalecimento da articulação institucional. Para a CNC, esse movimento será decisivo no ciclo eleitoral de 2026.
A Confederação esteve representada no evento pela diretora de Relações Institucionais, Nara de Deus, pelo diretor Jurídico e Sindical, Alain MacGregor, e pelo chefe do Gabinete da Presidência e coordenador de Comunicação Integrada do Sistema CNC-Sesc-Senac, Elienai Câmara. Nara de Deus enfatizou a força e a importância da parceria da Confederação com a FPN. “A parceria entre a FPN e a CNC dá um impulso muito grande à nossa atuação no Congresso Nacional. Hoje, temos quase 250 parlamentares aderidos à Frente, o que fortalece nossa capacidade de diálogo e defesa dos interesses do setor produtivo.”

Nara também destacou o papel dos debates e encontros promovidos pela FPN. “Eventos como este são fundamentais para amadurecer ações e posicionamentos sobre pautas complexas que afetam diretamente o empresariado. Trabalhar lado a lado com o setor produtivo fortalece nossa atuação e amplia as oportunidades de discussão qualificada.”
O presidente do Instituto Unidos Brasil (IUB), Nabil Sahyoun, ressaltou a importância do reencontro com o Parlamento e da articulação institucional. “Esta é uma noite especial pela retomada dos trabalhos do nosso Congresso Nacional. Quero saudar o presidente da Frente Parlamentar do Ambiente de Negócios, Mendonça Filho, que se tornou um grande parceiro e amigo. Tenho certeza de que, sob sua liderança, faremos este ano um trabalho extraordinário, consolidando ainda mais o apoio do Instituto Unidos Brasil à Frente.”
E Sahyoun salientou a parceria com a Confederação: “Quero fazer uma saudação especial à nossa importante parceria com a CNC. Essa união de esforços amplia muito nossa atuação no Congresso Nacional”.

Desafios
O deputado Mendonça Filho (União-PE), presidente da FPN, chamou a atenção para as especificidades do ano legislativo. “2026 será um ano muito curto. Teremos praticamente um semestre para debates e votações. A partir de junho, o País entra no calendário das eleições gerais, o que exige um primeiro semestre muito intenso.”
Ele ressaltou a necessidade de previsibilidade e diálogo. “Precisamos abrir a agenda do Parlamento para que o ambiente de negócios seja ouvido. Hoje, convivemos com um cenário de máximas incertezas, e esta frente busca justamente reconectar o setor produtivo com a política, oferecendo mais planejamento e segurança.”
O parlamentar alertou para temas sensíveis: “Ainda convivemos com um modelo tributário que gera sobressaltos e decisões surpreendentes. Nosso objetivo é contribuir para um ambiente mais competitivo, com carga tributária equilibrada e segurança jurídica”.

Ano eleitoral exige atenção redobrada do setor produtivo
A CNC tem alertado que o ano de eleições gerais deve concentrar votações parlamentares em períodos específicos e priorizar temas de forte apelo público — como jornada de trabalho, pisos salariais e ampliação da licença-paternidade. Essas propostas têm potencial de impor custos significativos ao setor produtivo caso avancem sem análise de impacto.
Para a Confederação, a FPN será um espaço estratégico de diálogo qualificado com deputados e senadores, contribuindo para garantir maior previsibilidade regulatória; evitar decisões precipitadas sem base técnica; fortalecer o ambiente de negócios; e ampliar o entendimento dos parlamentares sobre os desafios do setor.
Fotos: Mardônio Vieira
Veja mais fotos:
