Novo edifício integra Fecomércio, Sesc e Senac, fortalece inovação institucional e homenageia o presidente da CNC
A noite de quinta-feira (4), em Natal, marcou um capítulo histórico para o Sistema Comércio potiguar. Com a presença de lideranças de dez estados, autoridades e executivos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foi inaugurada oficialmente a Casa do Comércio José Roberto Tadros, nova sede administrativa que reúne, em um único endereço, as equipes da Fecomércio-RN, do Sesc e do Senac. O edifício, que passa a ser o novo eixo estratégico do Sistema no Estado, eterniza o nome do presidente da CNC, homenageado máximo da cerimônia.
A construção da Casa do Comércio consolida um modelo de gestão baseado em integração, eficiência e modernização. Projetado com base em quatro eixos: integração institucional, otimização de recursos, sustentabilidade e impacto na atuação do Sistema, o prédio soma 7.260,87 m², distribuídos entre subsolo, térreo, seis pavimentos e rooftop, comportando 459 postos de trabalho e um conjunto de ambientes voltado à colaboração, à inovação e à produtividade.
A estrutura reúne auditório com 220 lugares, rooftop para eventos com capacidade para 150 pessoas, 104 vagas de estacionamento e múltiplas salas de reunião e ideação. O propósito é conectar operações, estimular sinergia entre equipes e facilitar o desenvolvimento de projetos conjuntos.
“União, responsabilidade e desenvolvimento”
Durante a solenidade, Tadros expressou gratidão pela homenagem que eterniza seu nome na nova sede e destacou o caráter coletivo das conquistas. “O espaço que estamos inaugurando simboliza união, integração e fortalecimento institucional, ao reunir em um mesmo local a Fecomércio, o Sesc e o Senac. Receber a honra de ver meu nome associado a esta Casa do Comércio é motivo de grande orgulho, mas, acima de tudo, de responsabilidade”, afirmou.

Ele também registrou reconhecimento ao presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, ressaltando sua gestão moderna e alinhada às demandas do setor produtivo. Para Tadros, a nova estrutura “nasce como um verdadeiro centro de integração, eficiência e inovação”, concebido para aproximar ainda mais o Sistema das empresas, dos trabalhadores e da sociedade potiguar.
“Que esta Casa seja um ambiente de diálogo, progresso e transformação, sempre a serviço do bem comum”, disse Tadros.
A cerimônia também celebrou o caráter simbólico da unificação. “A Casa do Comércio simboliza um novo tempo para o Sistema Fecomércio no Rio Grande do Norte. Aqui reunimos, em um mesmo espaço, Fecomércio, Sesc e Senac para potencializar a integração, racionalizar recursos e ampliar ainda mais o impacto das nossas ações em todo o Estado”, destacou o presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz.

Sustentabilidade, tecnologia e ambientes pensados para o futuro
Diferenciais tecnológicos marcam o novo edifício, projetado para ser eficiente, sustentável e adaptável às demandas futuras. A sede possui usina fotovoltaica, iluminação 100% LED, vidros reflexivos, persianas automatizadas, películas inteligentes e reaproveitamento de água da chuva e da condensação do ar-condicionado.
Há ainda climatização VRF, automação predial, controle digital de vagas, equipamentos audiovisuais interativos, ambientes de coworking, áreas de convivência, refeitório e espaços de descompressão.
A arquitetura contemporânea valoriza luz natural, ergonomia e integração visual, proporcionando uma experiência de bem-estar e produtividade desde a entrada no edifício.

Expansão
A inauguração foi marcada por uma série de entregas e anúncios. Foram reinaugurados os Centros de Educação Profissional Senac Alecrim e Zona Norte, além do Sesc Potilândia, sendo, ainda, apresentada a nova Unidade Móvel Senac de Gastronomia. Placas de futuras obras foram descerradas, como a reforma e ampliação do Hotel Sesc Enseada, em Ponta Negra, e o Hub Senac de Inovação, previsto para funcionar em Lagoa Nova a partir de 2026.
Outro destaque de 2025, lembrado durante o evento, foi o lançamento da Faculdade Senac-RN, que nasceu com conceito máximo do MEC e consolidou o braço educacional do Sistema no Estado.
Por seu apoio, Tadros recebeu o título de Benemérito da Faculdade, honraria que ele classificou como reconhecimento do esforço coletivo do Sistema Comércio.

Com informações da Fecomércio-RN
Fotos: Tiago Lima