CNC apoia nova Frente Parlamentar que fortalece diálogo entre setor produtivo e Congresso Nacional

Compartilhe:

A Frente Parlamentar Mista do Ambiente de Negócios será espaço estratégico para propor reformas e garantir um ambiente econômico mais estável e favorável ao empreendedorismo

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) participou, nesta quarta-feira (3), do lançamento da Frente Parlamentar Mista do Ambiente de Negócios (FPN), em Brasília. O evento reuniu parlamentares, representantes do setor produtivo, lideranças empresariais e do Instituto Unidos Brasil (IUB), reforçando a importância de um diálogo permanente entre Congresso Nacional e setor privado.

A nova frente, que conta com o apoio da CNC, tem como objetivo fortalecer a interlocução institucional e propor medidas que modernizem a economia, reduzam a burocracia e criem condições para um ambiente de negócios mais previsível e competitivo.

Em mensagem de vídeo, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destacou a relevância da iniciativa. “Nós temos um compromisso com o desenvolvimento do País. Um ambiente que favoreça o empreendedorismo é condição básica para sustentar os avanços sociais e educacionais promovidos pelo Sesc e pelo Senac.”

Tadros reconheceu o papel do Congresso em pautas estruturantes, como reforma administrativa, reforma tributária e combate ao devedor contumaz, mas alertou para propostas que exigem equilíbrio, como redução da jornada de trabalho, pisos salariais incompatíveis e tributação de lucros e dividendos. “Esses assuntos exigem diálogo para não comprometer empregos e competitividade. Nenhuma nação cresce sem diálogo permanente entre Estado e sociedade. Quanto mais intenso for esse diálogo, mais fortes serão nossas instituições e mais previsível será o ambiente de negócios.”

A CNC foi representada no evento pelo 2º vice-presidente e coordenador das Câmaras Brasileiras do Comércio e Serviços da Confederação, Luiz Carlos Bohn, que reforçou a trajetória da entidade. “A CNC acaba de completar 80 anos de atuação em defesa de um setor que responde pela maior parte dos empregos, da renda e da movimentação econômica no Brasil. Ao longo dessas oito décadas, mantivemos diálogo permanente com todas as esferas de poder, sempre com um propósito muito claro: contribuir para legislações que favoreçam o desenvolvimento econômico e criem condições reais para o empreendedor prosperar.”

Bohn reafirmou os pilares que sustentam a atuação da CNC: “Democracia, segurança jurídica e livre mercado não apenas tornam o País mais confiável e competitivo, mas também criam um ambiente saudável para investimentos, inovação e geração de oportunidades”.

Lideranças destacam missão da FPN

O presidente da FPN, deputado Mendonça Filho (União-PE), ressaltou a importância da Frente. “Nossa missão é promover o debate de temas que tornem o ambiente de negócios mais positivo, estável e previsível. Queremos gerar equilíbrio e moderação na cobrança de impostos, permitindo que os negócios avancem. Esta frente parlamentar será uma ligação permanente entre o Parlamento e o setor produtivo, somando esforços por um Brasil que pede prosperidade e crescimento.”

O vice-presidente da FPN, senador Efraim Filho (União-PB), alertou para alguns desafios: “O Brasil enfrenta hoje um tripé nefasto: burocracia complexa, carga tributária extorsiva e insegurança jurídica, que afasta investidores. Cada centímetro conquistado no terreno da liberdade econômica é importante. Mobilizações como esta são fundamentais para termos vez e voz na agenda econômica do País”.

O presidente do IUB, Nabil Sahyoun, reforçou a parceria com a Confederação. “Com o apoio do Instituto Unidos Brasil e da CNC, a Frente busca criar um diálogo permanente entre setor produtivo e os três Poderes. O Brasil precisa mudar. Não estamos falando de governo, estamos falando de país. Cada um de nós tem a obrigação de dar sua contribuição. E tenho certeza de que essa Frente será um sucesso, porque temos experiência, parceiros sólidos e uma causa justa.”

Sobre a FPN

A Frente Parlamentar Mista do Ambiente de Negócios nasce com caráter pluripartidário, técnico e nacional, reunindo deputados e senadores comprometidos com reformas estruturantes que ampliem a competitividade, estimulem investimentos e garantam segurança jurídica.

Principais objetivos da FPN:

– Reduzir entraves ao empreendedorismo e à geração de empregos;

– Modernizar marcos regulatórios e simplificar normas;

– Promover debates pluripartidários e monitoramento legislativo contínuo; e

– Fortalecer a integração entre setor público e privado em uma agenda de crescimento sustentável.

Com a liderança de Mendonça Filho e Efraim Filho, ambos reconhecidos pela atuação técnica e compromisso público, a FPN se consolida como uma das frentes mais qualificadas do Congresso Nacional. A CNC seguirá apoiando e contribuindo com propostas que garantam segurança jurídica, previsibilidade e condições para que empresas brasileiras prosperem, gerem empregos e impulsionem o desenvolvimento nacional.

Fotos: Mardônio Vieira

Veja mais fotos do evento:

1

Leia mais

Rolar para cima