Senac-RJ Summit 2025 encerra terceira edição com participação de mais de 200 escolas

Compartilhe:

Evento que terminou no dia 19 de novembro, contou com 60 palestrantes e mais de 20 experiências imersivas. Um concurso de redação para estudantes e 5 mil vagas gratuitas em curso de Inteligência Artificial foram algumas das novidades anunciadas

O Senac-RJ encerra nesta quarta-feira, 19 de novembro, a terceira edição do Senac Rio Summit. Realizado em parceria com o Sebrae Rio, no ExpoRio, na Cidade Nova, o evento deste ano recebeu, durante três dias, mais de 200 caravanas de 36 municípios do estado que levaram mais de 6 mil participantes, principalmente estudantes das redes estadual e municipais de ensino, tanto da região metropolitana e de cidades como de Resende, Nova Friburgo, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, entre outros.

O evento também somou mais de 25 mil ativações nas duas arenas de palestras e nas 22 atividades em 11 espaços de experimentação. Foram 60 palestrantes e painelistas, que abordaram diversos temas relacionados a inovação, tecnologia, mundo do trabalho, empreendedorismo e protagonismo jovem em cerca de 30 horas de programação. O evento também contou com estandes da Secretaria Municipal de Educação, do Sebrae Rio, do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFes) e da Editora Senac-RJ.

A Cafeteria Talentos atendeu mais de três mil pessoas durante o Senac Rio Summit. No espaço, alunos com e sem deficiência do curso “Técnicas de Atendimento em Lanchonete” do Senac RJ vivenciaram o atendimento ao público. A cafeteria funcionou como um espaço de prática profissional e de inovação. O trabalho é resultado da parceria do Centro de Referência em Educação Inclusiva Sesc Senac (CREI) com o Laboratório Maker da Cápsula – Centro de Inovação Senac-RJ que, juntos, desenvolveram soluções por meio de prototipagem e testagem com usuários para adaptar os eletrodomésticos utilizados no curso. Junto com o CREI, a equipe de inovação também desenvolveu tecnologias assistivas para tornar o preparo dos alimentos mais confortável e acessível.

Neste ano, outro destaque foi o lançamento de um concurso de redação com o tema “Inovação e Comércio: como as novas tecnologias, ideias e práticas estão transformando o mundo dos negócios e o cotidiano das pessoas no Rio de Janeiro”. Promovido pelo Senac-RJ, o concurso terá duas categorias, uma voltada para estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e outra para alunos de Ensino Médio regular e técnico. A iniciativa convida os participantes a refletir sobre o comércio como um espaço de transformação social. As inscrições e envio das redações podem ser realizadas até o dia 17 de janeiro pelo link www.rj.senac.br/concurso-de-redacao-senac, onde também consta o edital.

Os vencedores serão divulgados no dia 2 de fevereiro. Os primeiros lugares de cada categoria irão ganhar um iPhone 16 256GB. Os segundos lugares conquistam um notebook gamer e os terceiros lugares um tablet. Os textos serão avaliados com base na coerência ao tema, criatividade e clareza e consistência na construção do texto. As escolas dos alunos premiados em primeiro lugar também recebem um kit multimídia com notebook, projetor, caixas de som e microfone.

Outro anúncio realizado durante o primeiro dia do evento foi o lançamento de 5 mil vagas gratuitas no curso de Inteligência Artificial do Senac-RJ. O curso adota a metodologia 100% prática, contextualizada e digital, com aulas remotas ao vivo.  Durante as oito horas de formação (cerca de duas semanas), os alunos irão aprender a usar IA na criação de textos e imagens, utilizando ferramentas como ChatGPT e Gemini, com foco em Prompt Engineering – aplicação de práticas de engenharia no desenvolvimento de comandos (prompt).

Os exercícios irão simular situações reais para geração de conteúdos, marketing e apresentações. Para se candidatar, os interessados precisam ter idade mínima de 14 anos e possuir noções básicas de informática (Windows e navegação na internet). As aulas iniciam em dezembro e as inscrições podem ser feitas pelo link: ianapratica.rj.senac.br.

Leia mais

Rolar para cima