A Fecomércio PR, em parceria com a CNC, reuniu representantes de entidades turísticas com atuação estratégica no setor de turismo para o Encontro Vai Turismo – Integração do Turismo Nacional
A Fecomércio-PR, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), reuniu nesta quarta-feira (19), representantes de entidades turísticas, empresários, lideranças, autoridades, executivos e profissionais com atuação estratégica no setor de turismo para o Encontro Vai Turismo – Integração do Turismo Nacional.
De acordo com o presidente da Fecomércio-PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, o evento teve como foco apresentar as iniciativas do Sistema Comércio em prol do fortalecimento do turismo nacional e estadual, além de promover o alinhamento e a articulação entre as instâncias de governança do estado e os diversos atores estratégicos da cadeia produtiva do turismo.
Foram apresentadas iniciativas e projetos voltados para a capacitação, qualificação e desenvolvimento do setor, com foco em parcerias estratégicas e inovação. O encontro destacou a importância da colaboração entre o setor público e privado para impulsionar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social. Também foram detalhadas experiências internacionais e novas propostas para o futuro do turismo no Paraná e no Brasil.
Políticas Públicas
A analista de Turismo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, Vanessa Paganelli, que representou o presidente do Cetur, Alexandre Sampaio de Abreu, pontuou que a CNC apoia o turismo brasileiro e suas iniciativas, reunindo líderes e representantes para discutir políticas públicas – consideradas por ela cruciais para o desenvolvimento dos destinos, influenciando desde segurança até a imagem do local.
Vanessa salientou que o Programa Vai Turismo foi um movimento iniciado durante a pandemia, em 2021, e baseia-se na elaboração de propostas e no acompanhamento de propostas por meio de um painel de inteligência competitiva. Em 2022, 182 propostas foram entregues a 100% em todas as unidades federativas e, aproximadamente, 450 nos municípios.
“Pela primeira vez na história o turismo foi incluído na agenda política de todos os estados brasileiros, com o Paraná sendo referência por ter o maior número de propostas. É um momento contínuo, com monitoramento constante das propostas implementadas”, explicou. No Painel e Inteligência Competitiva, o Paraná é o estado com mais projetos registrados – 338 – somando R$ 1,2 bilhão em orçamento.
Clique AQUI e saiba mais sobre o programa Vai Turismo.