A ação foi em comemoração ao Dia Mundial do Turismo e ocorreu no Parque Ambiental Chico Mendes
O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CETUR) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC) promoveu, no dia 3 de outubro, uma gincana ambiental no Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco. A atividade reuniu conselheiros, parceiros e instituições ligadas ao setor, em um momento de integração, lazer e conscientização sobre sustentabilidade e turismo responsável.
A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA), do Parque Ambiental Chico Mendes, da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Indústria (SDTI), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O evento foi realizado em alusão ao Dia Mundial do Turismo, comemorado anualmente em 27 de setembro, e também marcou o encerramento das atividades do Movimento “Aqui Tem Turismo” de 2025, iniciativa da Fecomércio-AC voltada à valorização e promoção do turismo acreano.
De acordo com o secretário executivo do CETUR, João Bosco Nunes, a gincana foi uma oportunidade de unir o lazer à conscientização ambiental e celebrar conquistas importantes do setor. “ Estamos comemorando um marco significativo: o Parque Chico Mendes conquistou o selo Green Destination Prata, reconhecimento internacional que certifica destinos turísticos sustentáveis. É um orgulho para o Acre e para todos nós que fazemos o turismo acontecer”, destacou.
A gerente do Parque Ambiental Chico Mendes, bióloga e gestora ambiental, Joseline Guimarães, ressaltou a satisfação em receber a iniciativa dentro do espaço. “Estamos sempre de portas abertas para atividades que valorizem a natureza e despertem a consciência ambiental. Nosso maior objetivo é que cada visitante saia daqui melhor do que entrou, mais conectado com o meio ambiente e com o propósito de preservá-lo”, afirmou.
Já a diretora de Turismo da SDTI, Fabiula Moreira, destacou o valor da parceria com a Fecomércio-AC e o diferencial da ação ao ar livre. “Essa parceria é fundamental. Sair dos gabinetes, das salas e do ar-condicionado para vivenciar a natureza é algo que fortalece o trabalho coletivo e renova o olhar sobre o turismo. Essa gincana foi uma experiência diferente e inspiradora, que marca um novo momento de integração entre as instituições. Turismo é todo dia, e ações como essa reforçam isso”, declarou.
O diretor de Turismo da SETE, Jackson Viana, reforçou o papel das instituições na construção de um turismo mais participativo e sustentável. “Momentos como este representam a união das principais instituições que, diariamente, trabalham para o desenvolvimento e qualificação do turismo no Acre. A Fecomércio-AC, ao promover esse encontro junto aos parceiros, proporciona uma vivência prática e colaborativa do que é o turismo: uma experiência que transforma, educa e conecta pessoas”, pontuou.
Encerrando as atividades do Movimento Aqui Tem Turismo de 2025, a gincana ambiental simbolizou o comprometimento do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC e de seus parceiros com o fortalecimento do turismo sustentável no estado. Agora, as expectativas se voltam para 2026, com novas ações e projetos que devem ampliar ainda mais o alcance e os resultados do programa.