Fecomércio-AL participa da maior feira supermercadista do estado

Compartilhe:

Parceiras da ASA, entidades apoiam setor por meio da representação empresarial, da capacitação profissional e da assistência aos comerciários

A força do setor supermercadista foi apresentada, ontem (10), na abertura da 23ª Feira e Exposição Alagoana de Supermercados (Fesuper), que acontece até amanhã (12), no Espaço Jaraguá. O evento é realizado pela Associação dos Supermercados Alagoanos (ASA) e tem a Fecomércio-AL como um dos parceiros.

Ano passado, o setor movimentou 20,6 bilhões de reais, respondendo por aproximadamente 27% do PIB estadual. Somente neste ano de 2025, 36 novos supermercados foram abertos no Estado, segundo estudos da ASA. Além destes empreendimentos, também foram abertos três hipermercados e 681 mercearias e armazéns, totalizando 720 novas empresas do setor alimentício.

São milhares de empregos diretos e indiretos que impactam positivamente a economia e muitos deles têm, no pano de fundo, a atuação da Fecomércio-AL na representação empresarial, na capacitação profissional e na assistência aos comerciários.

“O setor supermercadista é um verdadeiro pilar da nossa economia, gerando milhares de oportunidades de trabalho e movimentando a cadeia produtiva local. É um setor que cresce e aproxima produtores, fornecedores e consumidores. Isso representa desenvolvimento e fortalecimento do comércio de bens, serviços e turismo no nosso Estado”, afirmou o presidente do Sistema, Adeildo Sotero.

Tendências e network

Durante três dias, a Fesuper apresenta o que há de mais moderno em máquinas e equipamentos, lança produtos e estimula a inovação, lançando tendências. Tudo isso em um ambiente que reúne expositores, palestrantes, empresários e visitantes, favorecendo a rede de contatos. “A Fesuper é uma feira que potencializa um segmento econômico superimportante no estado, os supermercados. Esse segmento ultrapassa 20% do PIB alagoano e o Senac tem contribuído na qualificação da mão de obra desse setor representado pela Fecomércio”, destacou o diretor regional do Senac-AL, Felipe Dietschi.

O diretor regional do Sesc-AL, Carlos Pessoa, também ressaltou a força do setor. “Para o Sesc, é uma grande alegria, junto com a Fecomércio e o Senac, participar da 23ª Fesuper. É um movimento que promove toda uma economia e não podemos nos esquecer que, hoje, o setor de supermercados de Alagoas é um grande vetor de desenvolvimento. Mais uma vez, o sistema Fecomércio demonstra todo o apoio, toda a parceria para com o setor produtivo”, observou.

Durante a abertura oficial realizada ontem, o presidente da ASA, Raimundo Barreto, anunciou que a 24ª edição da Feira de Supermercados de Alagoas (Fesuper 2026) será realizada no Centro de Convenções de Arapiraca. O equipamento, localizado às margens do Lago da Perucaba e próximo do Planetário Municipal, está em fase final de construção e deve ser inaugurado no próximo mês de outubro.

Leia mais

Rolar para cima