Com apoio do Senac-RN, Tibau do Sul conquista Top 100 da Green Destinations pela 6ª vez

Compartilhe:

Cidade potiguar é a mais premiada do Brasil, tendo recebido o prêmio pelo sexto ano consecutivo. Competição reconheceu as iniciativas mais inovadoras e impactantes do turismo sustentável em todo o mundo

Com apoio de consultoria do Senac-RN, o município de Tibau do Sul foi um dos destinos premiados na edição 2025 do TOP 100 Stories da Green Destinations. A cidade potiguar é a mais premiada do Brasil, tendo recebido o prêmio pelo sexto ano consecutivo. O concurso anual elegeu soluções inovadoras para superar desafios na gestão turística, com ênfase em áreas como preservação ambiental e inclusão social. O resultado foi divulgado no dia 29 de setembro, durante a Conferência Anual Green Destinations 2025, na França.

Vencedora na categoria Natureza e Cenário, Tibau do Sul é um exemplo de como a sustentabilidade pode ser integrada ao turismo para beneficiar visitantes e comunidade local. Com a história “Baía dos Golfinhos: Governança Participativa e Conexão com a Natureza”, município foi destaque mundial com case inspirador de turismo sustentável.

O presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, destaca a atuação da instituição no município como fator decisivo para impulsionar o desenvolvimento do turismo local. “O trabalho que desenvolvemos em Tibau do Sul ratifica a eficiência do trabalho executado pelo Senac-RN, transformado os modelos de gestão pública e privada nas localidades onde é implantado. Com o ‘Destinos’, vamos dar continuidade a esse trabalho, potencializando o turismo na região”, explica.

Os municípios de Fernando de Noronha e Sirinhaém, em Pernambuco, também foram vencedores com apoio decisivo do Senac-RN, por meio de convênio firmado com as duas cidades. Ao todo foram 6 premiações para o Brasil. Todas da Rede Del Turismo. Para participar do concurso, os municípios inscrevem suas histórias de boas práticas para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável e responsável.

Os destinos passam por uma avaliação onde são analisados de 15 a 30 critérios essenciais de sustentabilidade, seguindo as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), e devem alcançar uma conformidade mínima de 60% com os critérios. Após o concurso, os participantes recebem um relatório detalhado, destacando seus pontos fortes e áreas de melhoria.

Além da seleção das 100 melhores histórias, os destinos recebem um relatório personalizado, que permite analisar pontos fortes e oportunidades de melhoria. Isso possibilita que municípios e regiões não apenas celebrem suas conquistas, mas também planejem de forma estratégica a evolução de suas políticas e práticas de turismo.

Leia mais

Rolar para cima