Companhias aéreas brasileiras projetam aumento de voos para o próximo verão

Compartilhe:

Pelo menos 111 mil viagens serão ofertadas pelas empresas, ligando destinos de todas as regiões do Brasil. Programa do Ministério do Turismo incentiva o brasileiro a conhecer mais o próprio país

 

A próxima temporada de verão no Brasil, que se inicia no mês de dezembro e segue até fevereiro de 2026, terá um importante reforço: as principais companhias aéreas do país vão disponibilizar pelo menos 111,3 mil voos para o período, favorecendo a movimentação de viajantes pelo país.

A Gol irá ampliar a oferta em 15%, com 65 mil viagens. Já a LATAM vai operar mais de 2 mil voos extras na alta temporada, chegando ao número total de 42,7 mil no período. A Azul, por sua vez, tem 3,6 mil voos adicionais programados.

Os dados refletem o ótimo momento do turismo nacional, que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apresentou expansão de 6,1% de janeiro a julho de 2025.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforça que ampliar a conectividade aérea do país é uma das prioridades do governo federal para impulsionar ainda mais o crescimento do turismo nacional.

“O aumento no número de voos é fundamental e é uma das nossas prioridades. Ainda mais quando falamos de verão no Brasil, que atrai não só turistas brasileiros, mas também viajantes internacionais. Com toda certeza, estamos observando os reflexos do expressivo crescimento do turismo brasileiro”, destaca Sabino.

No caso da Gol, a região Nordeste do Brasil contará com mais de 21 mil voos. Viagens para Fernando de Noronha, retomadas pela empresa, terão ligação direta a partir de São Paulo (SP) e Recife (PE). Aracaju (SE), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA) também vão dispor de reforço em frequências e destinos.

Quanto à LATAM, as novas rotas contemplam voos de São Paulo (Aeroporto de Congonhas) para Teresina (PI) e Aracaju (SE); do Rio de Janeiro (Santos Dumont) para Salvador (BA) e Porto Seguro (BA); do Rio de Janeiro (Galeão) rumo a Florianópolis (SC) e de Fortaleza (CE) a Belo Horizonte (Aeroporto de Confins).

Já a Azul vai focar no Aeroporto de Congonhas, com voos para destinos do Nordeste e do Sul do país, como Natal (RN), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Salvador (BA), Navegantes (SC) e Foz do Iguaçu (PR).

EXPANSÃO – Recentemente, um estudo inédito apresentado durante o Salão do Turismo 2025, promovido pelo Ministério do Turismo na capital paulista, mostrou que cerca de 55 milhões de brasileiros viajaram ao menos duas vezes desde o início do governo Lula, no ano de 2023, consolidando o setor como um dos principais motores da economia nacional.

O levantamento foi realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados. Outro dado destacado no levantamento é que 63% dos turistas mantiveram ou aumentaram o número de viagens no período, sendo que, destes, 1/4 afirmou que a quantidade aumentou desde 2023. A pesquisa também apontou que quase 1/3 dos viajantes frequentes percebe melhora na qualidade das viagens.

O resultado está diretamente associado ao aumento do orçamento das famílias para turismo: mais da metade dos entrevistados (55%) relatou ter ampliado recursos destinados a viagens, sendo que 1 em cada 3 afirmou que elevou significativamente o investimento.

INCENTIVO – O cenário reforça a importância de políticas públicas que incentivem viagens de brasileiros no país. O programa “Conheça o Brasil: Voando”, coordenado pelo Ministério do Turismo e executado em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), é uma das iniciativas. A proposta busca ampliar a conectividade aérea entre os destinos nacionais, especialmente os regionais; aumentar a quantidade de visitantes circulando pelo país e estimular a geração de negócios no setor.

Fonte: gov.br/turismo/pt-br

Imagem: internet

Leia mais

Rolar para cima