A Fecomércio-TO esteve presente, no dia 18 de setembro, na Oficina Agro 45, uma das etapas do Plano Tocantins 2045, iniciativa estratégica do Governo do Estado que visa traçar diretrizes e metas para o desenvolvimento econômico sustentável nas próximas duas décadas. A instituição foi representada pelo diretor para Assuntos Institucionais, João Telmo.
A oficina reuniu representantes do Sistema S, associações, empresas privadas, poder público e demais setores que movimentam a economia do estado, em um diálogo participativo voltado à construção de diagnósticos e soluções para o fortalecimento das cadeias produtivas.
O Plano Tocantins 2045 é realizado pela Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), em parceria com a Unitins, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), com apoio técnico do Instituto de Pesquisa e Extensão de Desenvolvimento do Centro Norte Brasileiro (Ipex). A proposta envolve ações voltadas para a diversificação da economia, inovação, incentivo às vocações regionais e sustentabilidade, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida da população.
Para a Fecomércio-TO, participar ativamente desse processo é uma forma de assegurar que as demandas do comércio, serviços e turismo sejam contempladas no planejamento estratégico do estado. A instituição reforça seu compromisso em defender pautas que estimulem o desenvolvimento econômico, a livre iniciativa e a inovação no ambiente de negócios, contribuindo de forma ativa para a construção de um futuro mais competitivo e sustentável para o Tocantins.