Representado pelo Sesc-DN, o Sistema CNC-Sesc-Senac destacou iniciativas pioneiras de envelhecimento ativo e saudável durante debate na Comissão do Esporte da Câmara
As Comissões do Idoso e do Esporte da Câmara dos Deputados promoveram, em 16 de setembro, uma audiência pública conjunta sobre a importância da atividade física na promoção da saúde da pessoa idosa. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi representada pelo gerente de Lazer do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Luís Antônio Guimarães da Silva. Em sua exposição, ele destacou que o Sesc, criado em 1946 como vetor de desenvolvimento social da CNC, atua há décadas na promoção da qualidade de vida da população em áreas como Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência.
No campo do envelhecimento ativo, o Sesc é referência nacional. Há mais de 60 anos, desenvolve o Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), com ações integradas de saúde, lazer, cultura e educação. Entre os programas, estão modalidades adaptadas, como biribol (vôlei aquático), walking football (futebol caminhado), hip hop 60+ e dança circular.
O debate foi proposto pelo deputado Dr. Luiz Ovando (PPMS), que ressaltou que a prática regular de exercícios físicos é decisiva para a qualidade de vida. Ele lembrou que estudos comprovam os benefícios da atividade física para prevenir doenças crônicas, melhorar a mobilidade, fortalecer a musculatura e promover bem-estar mental e emocional.

Autonomia e vínculos sociais
Durante a audiência pública, Silva destacou que as ações do Sesc ampliam a autonomia, fortalecem vínculos sociais e elevam a autoestima. Projetos de convivência, atividades inclusivas e programas complementares, como o Mesa Brasil, maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, também impactam diretamente a qualidade de vida da população idosa.
“O movimento é vida. No Sesc, cada passo, cada jogo e cada dança representam saúde, autonomia e alegria para as pessoas idosas, fortalecendo não apenas o corpo, mas também os laços sociais e a confiança em viver com qualidade”, destacou em sua apresentação.
Assista a íntegra da audiência pública: