Novo ciclo de oficinas pelo país vai preparar diretrizes para candidatos às eleições de 2026
O programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro inicia, na segunda quinzena de setembro, um novo ciclo de oficinas nos Estados brasileiros, reunindo representantes de entidades empresariais, gestores públicos e profissionais do setor para discutir os rumos do turismo no País.
A iniciativa, idealizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) por meio de seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), tem como objetivo revisar as propostas elaboradas em 2022, avaliar sua execução e preparar novas diretrizes que serão apresentadas aos candidatos às eleições de 2026.
As oficinas representam o coração do programa, sendo organizada por cada uma das federações estaduais, que capitaneiam os debates para a construção coletiva. As contribuições reunidas servirão de base para a consolidação de uma agenda nacional do setor, abordando temas como modernização da infraestrutura, sustentabilidade, acessibilidade, capacitação profissional e economia criativa.
O objetivo final é garantir que o turismo seja tratado como prioridade de Estado, reconhecido como braço estratégico de geração de empregos e crescimento econômico.
Programação
No mês de setembro, as oficinas acontecerão nos seguintes estados: Bahia, no dia 17, às 10h; Rio Grande do Sul, no dia 18, às 10h; Amazonas, no dia 22, às 15h; Maranhão, no dia 29, às 15h; e Pará, no dia 30, às 15h. Em outubro, a programação segue em Sergipe, no dia 2, às 15h; Paraíba, no dia 7, às 10h; Paraná, no dia 16, às 10h; Amapá, no dia 28, às 10h; Acre, no dia 29, às 11h; e Mato Grosso do Sul, no dia 30, às 15h.
“É fundamental que o turismo seja incorporado à agenda econômica nacional não apenas como atividade de lazer, mas como motor de crescimento. Investir em políticas estruturantes e simplificação de processos para o setor pode gerar impacto direto no PIB e na redução das desigualdades entre estados”, destaca o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
O coordenador do Cetur, Alexandre Sampaio, ressalta que o Vai Turismo permite a elaboração de uma análise detalhada essencial para gestores e empresários: “As oficinas permitem mapear necessidades específicas do setor em cada região, desde a modernização de aeroportos e rodovias até capacitação de mão de obra local e promoção de destinos estratégicos. Com isso, é possível implementar ações que realmente aumentem a atratividade e a sustentabilidade do turismo no País”.
Além do fomento ao debate, os encontros ainda disponibilizam acesso à plataforma Painel Vai Turismo: Inteligência Competitiva, que reúne dados estratégicos e mais de 1,2 mil projetos cadastrados em todo o Brasil. Com a realização dessas oficinas, a CNC reforça seu compromisso de promover diálogo amplo e participativo, orientando políticas públicas e privadas para o fortalecimento do desenvolvimento econômico, social e cultural em todos os Estados do País.