Qualificação profissional, atendimento odontológico, academia e mais chegam a Lucas do Rio Verde
Fruto de um trabalho conjunto das casas do comércio, nasceu a primeira unidade integrada do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Mato Grosso. O Sistema Comércio do estado inaugurou os novos polos Senac-MT e Sesc-MT em Lucas do Rio Verde, na sexta-feira (15).
O presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, o empresário José Wenceslau de Souza Júnior, afirmou que esse é um marco histórico para o sistema no estado. “Lançamos um modelo integrado com as nossas duas casas, Senac e Sesc. o primeiro no nosso estado. O prefeito Miguel Vaz e o secretário de Desenvolvimento, Wellington Souto, fizeram um trabalho incansável. Teremos mão de obra qualificada na região. O Sesc é voltado para família comerciária, trazendo os cuidados para as famílias do município”, disse Wenceslau Júnior.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, ressaltou a importância da chegada da unidade integrada no município. “Nós temos a maior geração de empregos em cidades entre 90 e 100 mil habitantes e recebemos um fluxo migratório grande. A maioria das pessoas têm pouca qualificação ou praticamente nenhuma. O Senac vem, especialmente, para capacitar essas pessoas”, apontou o prefeito.
Senac Lucas do Rio Verde
Com a inauguração, as turmas realizadas em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, antes executadas em salas alugadas e de parceiros, agora passam a ser ministradas na nova unidade. O espaço tem mais de 444 m² de área construída com a capacidade para atender até 300 alunos por dia. Estima-se um time de 20 colaboradores para atender os estudantes.
O diretor Regional do Senac-MT, Edson Dahmer, explicou que os cursos ministrados na unidade serão voltados para as necessidades locais. “Desde o momento que nós iniciamos a parceria com o Executivo Municipal, já foi iniciada uma série de estudos que tem o propósito de entender o perfil econômico do município e, a partir daí, a gente traz esses programas de qualificação. Para desenvolver a mão de obra e valorizar o comércio, é para isso que nós estamos aqui”, afirmou Dahmer.
As ofertas de cursos serão voltadas para às áreas de Tecnologia da Informação, Idiomas, Gestão e Comércio. O espaço também oferecerá suporte a projetos inovadores com o uso de impressora 3D, estimulando criatividade e aplicabilidade prática e salas Polivalentes, ambientes adaptáveis para diversos cursos, como Gestão e Idiomas, com flexibilidade para diferentes metodologias de ensino.
Sesc Lucas do Rio Verde
O espaço chega para ampliar o acesso da comunidade a serviços de saúde, cultura, lazer, educação e assistência. Estão reunidos os cinco programas essenciais do Sesc, beneficiando trabalhadores do comércio, suas famílias e toda a população luverdense. Com academia, atendimento odontológico e uma Central de Relacionamento com o Cliente, o Sesc Lucas do Rio Verde irá oferecer atividades e atendimentos que estimulam o bem-estar e fortalecem o desenvolvimento social da cidade, que vive um momento de franco crescimento.
Para o diretor-regional do Sesc-MT, Allan Serotini, o Sesc dá um pontapé inicial para levar os seus atendimentos de primeira linha ao cidadão luverdense. “O Sesc vem para cuidar da qualidade de vida do trabalhador do comércio e toda a sua família. Uma academia de primeira linha, de primeiro mundo, odontologia e uma central de relacionamento que vai proporcionar o acesso do comerciário e da sociedade ao universo do Sistema Comércio”, pontou o dirigente.
Neste primeiro momento, a unidade está aberta para visitação e para tirar dúvidas sobre como irá funcionar. As atividades na academia e o atendimento odontológico serão iniciados em breve. A data de início será informada nas redes sociais do Sesc-MT e no site da instituição.