Integração total, metas tangíveis e foco regional deram o tom do Conecta 2025 logo no seu primeiro dia. Os Espaços Temáticos que ocuparam a grade desta segunda-feira (7) funcionam como um “tabuleiro-guia” de prioridades: alinhar tecnologia, gestão e representação, assumir compromissos com cronogramas palpáveis para 2025 e, sobretudo, levar soluções já testadas nas federações a todo o território nacional.
Essa combinação, visão 360°, prazos definidos e escala regional, costura todos os debates e antecipa a bússola estratégica que o Sistema Comércio pretende seguir nos próximos anos.
No eixo Relações Sindicais, o painel “Programa Atena: as federações como protagonistas do desenvolvimento sindical” reuniu Alain MacGregor, diretor Jurídico e Sindical da CNC, Mateus Dornelas, assessor técnico da CNC, e João Braga, analista de projetos da CNC.
O trio mostrou como a plataforma evoluiu de base cadastral para ferramenta de gestão de receitas e desempenho sindical. Na mesma trilha, Roberto Lopes, gerente de Enquadramento Sindical da CNC, apresentou o novo fluxo 100 % digital de enquadramento, que deve encurtar a tramitação dos pedidos e trazer mais segurança jurídica aos sindicatos.
O bloco de Relações Institucionais / Representação começou com “A regulamentação da reforma tributária e seus desafios”. Gilberto Alvarenga, consultor tributário da CNC, debateu cenários de alíquota ao lado dos analistas Heitor Cintra e Reiner Leite.
Na sequência, Raphael Caldas, CEO da Inteligov, juntou-se às especialistas Michele Trindade e Ana Isabela Avelino (CNC) para detalhar ferramentas de monitoramento legislativo em tempo real. Encerrando o eixo, o superintendente Marcos Andrade (Fecomércio-SE) e as analistas Aline Lopes e Márcia Alves (CNC) apresentaram avanços do programa Vai Turismo, que já conquistou a inclusão de metas específicas do setor em boa parte dos Planos Plurianuais estaduais.
Em Atuação Gerencial, a Rede SOMOS + CNC deu exemplo prático de cultura ágil: Rafaela do Rio, Mariana Arca e Erica Bastos, especialistas em planejamento estratégico da CNC, e o consultor Guilherme Soares relataram como ciclos curtos de OKRs vêm acelerando aprovações e entregas desde 2023.
Depois, Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS e coordenador das Câmaras Brasileiras do Comércio e Serviços da CNC, articulou, ao lado de Wenceslau de Souza Júnior, coordenador da Câmara Brasileira de Materiais de Construção (CBMC), e de Ademilson Milani, integrante da CBMC, um hub digital que interliga 11 Câmaras Temáticas federais e estaduais.
Esse bloco fechou com a diretora corporativa da CNC Fernanda Casanova, a coordenadora de RH Danielle Fonseca e a analista de RH Renata Cavour apresentando políticas de valorização de pessoas que incluem trilhas de capacitação em inteligência artificial.
O eixo de Desenvolvimento de Negócios manteve o foco em tecnologia. No painel “IA como motor de produtividade”, Andriei Gutierrez, presidente do Conselho de Economia Digital e Inovação da Fecomércio-SP, e João Gabriel Bezerra, gerente de Dados da CNC, discutiram critérios para decidir entre desenvolver, co-desenvolver ou comprar soluções.
Em seguida, Guilherme Ferrari, chief security officer da Huawei Brasil, e o especialista em TI da CNC Daniel Gabriel apresentaram a estratégia de infraestrutura inteligente que sustenta projetos de 5G e modelos avançados de segurança.
Por fim, o eixo de Comunicação Institucional mostrou como o Sistema pretende falar com uma só voz. Elienai Câmara, chefe de Gabinete e gerente de Comunicação da CNC, André Valle, coordenador de Comunicação do Sesc, e Aline Durães, coordenadora de Comunicação do Senac apresentaram o trabalho integrado em andamento, numa dinâmica conduzida por Marjuliê Angonese, diretora de atendimento Prigital da FSB Comunicação.
Ainda nesse eixo, Elienai Câmara, Fábio Louzada (head de Marketing B2B da CNC) e Rodolfo Zhouri, investidor-anjo da FIEMG Anjos, trouxeram um diagnóstico de maturidade comercial das entidades e um roteiro de 12 meses para escalar marketing digital e vendas consultivas.
As designers Ana Carolina Silveira e Cláudia Calixto, com a educadora Karina Tronkos, mostraram como testes de UX vêm aumentando a conversão em plataformas do Sesc; e o trio Fábio Louzada, Daniel Vidal (Sesc) e Wendell Amorim (Senac) oficializou a nova Política de Comunicação, que unifica diretrizes de ética, LGPD e uso de IA nos canais do Sistema.
Nesta terça-feira, os Espaços Temáticos trarão novos cases de boas práticas distribuídos pelos seis eixos do Conecta.