O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Antonio Oliveira Santos, recebeu, em 17 de junho, donos de restaurantes, maîtres, chefes de cozinha e garçons, além de empresários, para apresentar o novo conceito do Restaurante-Escola Senac Downtown, que será reinaugurado em 1º de julho, no térreo do Edifício da CNC (Av. General Justo, 307). O ambiente foi totalmente reformulado e adaptado, de forma a atender a clientela do restaurante, bem como alunos e profissionais de gastronomia.
O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Antonio Oliveira Santos, recebeu, em 17 de junho, donos de restaurantes, maîtres, chefes de cozinha e garçons, além de empresários, para apresentar o novo conceito do Restaurante-Escola Senac Downtown, que será reinaugurado em 1º de julho, no térreo do Edifício da CNC (Av. General Justo, 307). O ambiente foi totalmente reformulado e adaptado, de forma a atender a clientela do restaurante, bem como alunos e profissionais de gastronomia. Os clientes poderão desfrutar de um salão bem mais amplo (304,85 m2) e com espaço para atender, confortavelmente, a 154 comensais (a capacidade anterior era de 86 lugares) com serviço à la carte e buffet, além de american bar para 24 pessoas e uma adega com uma ampla carta de vinhos.
Dotada de um alto padrão de segurança alimentar, a cozinha foi totalmente reformada e tem uma área de aproximadamente 150 m2, com praças individuais para confeitarias fria e quente, cortes de carnes e preparo de saladas. Já a cozinha pedagógica, com quatro ilhas de preparo, é separada do salão por um vidro que permite ver os profissionais em atividade. A escola conta, também, com salas de aula teórica, sala de aula-bar e biblioteca
O projeto do espaço do salão do restaurante é do arquiteto Ricardo Bruno, e os da cozinha e da escola são do departamento de engenharia do Senac-DN.
Participaram de almoço e visita técnica o empresário Jair Coser, o presidente do Banco Safra, Carlos Alberto Vieira, o proprietário do Restaurante Mosteiro, José Temporão, os chefes José Hugo Celidônio, Luciano (Alloro) e Edmar (Gero), os maîtres Lucas, do Country Club, Gustavo, do Alessandro & Frederico, Gleison e José Carlos, do Satyricon, Waldeck, chefe e barman do San Remo, entre outros.
Administrado pelo Departamento Nacional do Senac, o Restaurante-Escola Senac Downtown é mais um ambiente pedagógico da instituição, com espaços para os alunos aprimorarem, na prática, todas as técnicas que aprendem em sala de aula. O serviço, tanto na cozinha como no salão, será executado, com acompanhamento de instrutores especializados, por discentes dos cursos de Auxiliar de Cozinha, Cozinheiro, Commis de Bar (Auxiliar de Garçom), Garçom e Barman. A escola tem uma área de 246 m2 e três salas de aula, que podem comportar até 16 alunos para cada curso.
Todas as ofertas educacionais do Restaurante-Escola Senac Downtown são gratuitas, alinhando-se à política de inclusão social da Instituição, na qual se destacam o Programa Senac de Gratuidade (PSG) e a participação do Senac no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. O Senac tem 16 restaurantes-escola de gastronomia, inclusive na Câmara dos Deputados e, em julho, no Senado. Cerca de 100 mil profissionais são formados por ano, com base na metodologia “aprender fazendo”, informou o diretor-geral da instituição, Sidney Cunha.

José Temporão, Bernardo Cabral, Armando Oliveira Santos e Antonio Oliveira Santos

Área do restaurante. Ao fundo, a conzinha-escola que irá receber alunos do Senac.

Antonio Oliveira Santos em visita às dependências da cozinha

Equipe Senac Downtown