Restaurante-Escola Senac Downtown é nova opção de gastronomia no Rio

Compartilhe:

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Antonio Oliveira Santos, recebeu, em 17 de junho, donos de restaurantes, maîtres, chefes de cozinha e garçons, além de empresários, para apresentar o novo conceito do Restaurante-Escola Senac Downtown, que será reinaugurado em  1º de julho, no térreo do Edifício da CNC (Av. General Justo, 307). O ambiente foi totalmente reformulado e adaptado, de forma a atender a clientela do restaurante, bem como alunos e profissionais de gastronomia.

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Antonio Oliveira Santos, recebeu, em 17 de junho, donos de restaurantes, maîtres, chefes de cozinha e garçons, além de empresários, para apresentar o novo conceito do Restaurante-Escola Senac Downtown, que será reinaugurado em  1º de julho, no térreo do Edifício da CNC (Av. General Justo, 307). O ambiente foi totalmente reformulado e adaptado, de forma a atender a clientela do restaurante, bem como alunos e profissionais de gastronomia. Os clientes poderão desfrutar de um salão bem mais amplo (304,85 m2) e com espaço para atender, confortavelmente, a 154 comensais (a capacidade anterior era de 86 lugares) com serviço à  la carte e buffet, além de american bar para 24 pessoas e uma adega com uma ampla carta de vinhos.

Dotada de um alto padrão de segurança alimentar, a cozinha foi totalmente reformada e tem uma área de aproximadamente 150 m2, com praças individuais para confeitarias fria e quente, cortes de carnes e preparo de saladas. Já a cozinha pedagógica, com quatro ilhas de preparo, é separada do salão por um vidro que permite ver os profissionais em atividade. A escola conta, também, com salas de aula teórica, sala de aula-bar e biblioteca

O projeto do espaço do salão do restaurante é do arquiteto Ricardo Bruno, e os da cozinha e da escola são do departamento de engenharia do Senac-DN.

Participaram de almoço e visita técnica o empresário Jair Coser, o presidente do Banco Safra, Carlos Alberto Vieira, o proprietário do Restaurante Mosteiro, José Temporão, os chefes José Hugo Celidônio, Luciano (Alloro) e Edmar (Gero), os maîtres Lucas, do Country Club,  Gustavo, do Alessandro & Frederico, Gleison e José Carlos, do Satyricon, Waldeck, chefe e barman do San Remo, entre outros.

Administrado pelo Departamento Nacional do Senac, o Restaurante-Escola Senac Downtown é mais um ambiente pedagógico da instituição, com  espaços para os alunos aprimorarem, na prática, todas as técnicas que aprendem em sala de aula. O serviço, tanto na cozinha como no salão, será executado, com acompanhamento de instrutores especializados, por discentes dos cursos de Auxiliar de Cozinha, Cozinheiro, Commis de Bar (Auxiliar de Garçom), Garçom e Barman. A escola tem uma área de 246 m2 e três salas de aula, que podem comportar até 16 alunos para cada curso.

Todas as ofertas educacionais do Restaurante-Escola Senac Downtown são gratuitas, alinhando-se à política de inclusão social da Instituição, na qual se destacam o Programa Senac de Gratuidade (PSG) e a participação do Senac no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. O Senac tem 16 restaurantes-escola de gastronomia, inclusive na Câmara dos Deputados e, em julho, no Senado. Cerca de 100 mil profissionais são formados por ano, com base na metodologia “aprender fazendo”, informou o diretor-geral da instituição, Sidney Cunha.

 

 

José Temporão, Bernardo Cabral, Armando Oliveira Santos e Antonio Oliveira Santos

 

Senac Downton

Área do restaurante. Ao fundo, a conzinha-escola que irá receber alunos do Senac.

 

Antonio Oliveira Santos em visita às dependências da cozinha

Antonio Oliveira Santos em visita às dependências da cozinha

 

Equipe Senac Downtown

Leia mais

Rolar para cima