Ministro do Turismo visita a CNC

Compartilhe:

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, foi recebido hoje pelo presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Antonio Oliveira Santos, na sede da Entidade, no Rio de Janeiro. Foi a primeira visita do ministro desde que assumiu a pasta, no início de junho.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, foi recebido hoje pelo presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Antonio Oliveira Santos, na sede da Entidade, no Rio de Janeiro. Foi a primeira visita do ministro desde que assumiu a pasta, no início de junho. A qualificação profissional de trabalhadores na área de turismo foi um dos principais pontos do encontro, que teve como objetivo intensificar a parceria já existente entre o Ministério do Turismo e a CNC.



Oliveira Santos enfatizou a experiência do Senac, braço de qualificação profissional do Sistema CNC, e ofereceu as unidades educacionais da instituição, espalhadas por todo o país, como instrumentos de parceria para a formação e o aprimoramento profissional dos trabalhadores em atuação na atividade turística. “A geografia do Brasil oferece possibilidades para diversos tipos de turismo, das praias às montanhas, e o país tem condições para trazer visitantes do mundo inteiro, mas, sem a devida qualificação da mão-de-obra, não há como desenvolver a atividade”, afirmou Antonio Oliveira Santos.



O ministro Luiz Barretto concordou com o presidente da CNC e resumiu a importância da parceria com a Entidade para o desenvolvimento dos projetos da pasta do Turismo: “A expertise da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, após mais de 60 anos voltada para a formação e a qualificação profissional de trabalhadores em todo o país, por meio do Senac, é fundamental para que consigamos melhorar a qualidade da atividade turística nas diversas regiões do Brasil, sobretudo naqueles 65 destinos priorizados pelo Programa de Regionalização do Turismo, um dos projetos do Plano Nacional de Turismo 2007-2010″, disse Barretto.



O ministro mostrou-se otimista com relação aos números do setor. De janeiro a maio deste ano, o país já registra uma entrada de 2,47 milhões de turistas vindos do exterior, o que representa todo o resultado de 2003. Os desembarques domésticos também estão em alta: no acumulado dos cinco primeiros meses de 2008, o incremento foi de 3,61%. “O turismo é a quarta pauta de exportação do país, e, se os números se mantiverem neste ritmo, logo disputaremos o terceiro lugar”, comemorou.



Também participaram do encontro os consultores Ernane Galvêas, Bernardo Cabral e Renato Rodrigues, além da chefe de Gabinete da CNC, Lenoura Schmidt.

Leia mais

Rolar para cima