FBHA apoia a retomada do horário de verão

Compartilhe:

O tema é alvo de várias propostas na Câmara dos Deputados e o governo estuda a viabilidade de retomá-lo em novembro deste ano

A  Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) manifesta seu apoio à proposta de retomada do horário de verão. O governo estuda a possibilidade de adotar novamente o horário de verão em novembro próximo. Para a entidade, a retomada é positiva para o setor de bares e restaurantes, pois traz uma série de benefícios que impactam diretamente a economia e a vida dos trabalhadores.

Estudos apontam que a adoção do horário de verão pode resultar em uma elevação entre 15% e 20% no faturamento dos estabelecimentos. Isso ocorre porque a extensão do horário de luz natural proporciona um ambiente mais convidativo para os clientes, incentivando a frequência em bares e restaurantes, especialmente durante os meses mais quentes. Com a possibilidade de aproveitar mais a luz do dia, os estabelecimentos podem estender seu funcionamento, gerando mais oportunidades de vendas e emprego.

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, destaca: “O horário de verão é uma estratégia inteligente que não apenas melhora o desempenho financeiro dos comércios, mas também enriquece a experiência do consumidor, tornando os momentos de lazer ainda mais agradáveis”, afirma.

Tramitação na Câmara

A medida do horário de verão foi aplicada pela primeira vez no Brasil em 1931, no Governo Getúlio Vargas, mas foi extinta em 2019, no Governo Bolsonaro, sob a alegação de que a economia de energia era pequena. Agora, o tema é alvo de várias propostas na Câmara dos Deputados.

Leia mais

Rolar para cima