8º Salão Nacional do Turismo 2024: Sistema CNC-Sesc-Senac destaca turismo como vetor de desenvolvimento

Compartilhe:

A cerimônia de abertura do 8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, no Riocentro (RJ), em 9 de agosto, destacou o papel do setor na geração de emprego e renda. Representando o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, o diretor-geral do Sesc, José Carlos Cirilo, ressaltou o impacto do turismo: “Sesc e Senac são vetores de responsabilidade social, transformando vidas por meio de ações sociais e educação profissionalizante”.

Já Alexandre Sampaio, diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que coordena o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), reforçou como o turismo fortalece a nossa identidade cultural e impulsiona a economia, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento de diversas regiões do Brasil.

O evento também contou a participação de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, e do ministro do Turismo, Celso Sabino, que destacou o crescimento de 10% na chegada de estrangeiros ao Brasil no primeiro semestre de 2024. Sabino também mencionou a abertura do primeiro escritório da ONU Turismo nas Américas no Rio de Janeiro.

“É o setor terciário da economia, serviços, que vai segurar emprego e renda, em especial no turismo. Para ter turismo, precisa ter renda. O emprego no Brasil cresceu; nós estamos com 102 milhões de pessoas ocupadas. Isso é bom para o turismo. A renda subiu 11%, é bom para o turismo. A inflação caiu, é bom para o turismo. Então, todo apoio ao turismo!”, comentou Alckmin.

Já o presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz, agradeceu a oportunidade de receber o Salão no Rio de Janeiro: “Para nós, do Sistema, é de extrema importância que esse setor seja fortalecido”. E completou: “O turismo, além de toda a riqueza que traz, gera emprego e renda. Faz com que as pessoas vivam com mais dignidade”.

Durante o evento, o Sistema CNC-Sesc-Senac promoveu iniciativas como o programa Vai Turismo, com foco no desenvolvimento regional e na promoção da diversidade cultural e gastronômica. Segundo Tadros, o turismo terá um impacto de US$ 169,3 bilhões no PIB nacional em 2024, reforçando o compromisso do Sistema com o desenvolvimento do setor; além de ações para divulgação de projetos dos diretórios regionais do Sesc e do Senac em todo o País.

O 8º Salão do Turismo, que ocorreu de 8 a 11 de agosto, foi promovido pelo Ministério do Turismo, por meio do Acordo de Cooperação Técnica assinado com Sesc e Senac, reuniu o trade turístico e apresentou aos participantes tendências do setor e os principais destinos e segmentos turísticos do país.

Leia mais

Rolar para cima