Audiência na Câmara debate o “fator amazônico” na promoção de políticas educacionais na região

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A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (18) audiência pública sobre os impactos do “fator amazônico’ em políticas públicas educacionais.

Fator amazônico é o termo utilizado para se referir aos custos adicionais de logística e transporte que empresas e governos precisam arcar para realizar ações na região Amazônica.

O debate foi proposto pela deputada Professora Goreth (PDT-AP) e será realizado a partir das 10 horas. O debate será realizado no plenário 10.

Dificuldade de acesso
Professora Goreth afirma que a complexidade da vasta extensão territorial da Amazônia dificulta o acesso, por grandes áreas de floresta, rios e estradas precárias. Essa dificuldade afeta diretamente os preços e a qualidade dos serviços na região.

A deputada cita como exemplo a merenda nas escolas localizadas em regiões ribeirinhas. “A merenda escolar, que possui importância crucial, chega a tais comunidades por meio de balsas empurradas, por barco a motor ou por pequenos aviões”, afirma. “Com isso, a distribuição da merenda envolve planejamento de logística e movimenta um número significativo de pessoas e recursos, não planejados inicialmente a elaboração da política pública.”

Professora Goreth lista ainda outras dificuldades enfrentadas por alunos e professores na região e que precisam ser levadas em conta na definição de políticas públicas educacionais: a necessidade de adaptar o horário de aula de escolas ribeirinhas às marés, e o longo tempo de percurso dos alunos navegando os rios amazônicos para chegar à escola.

“Na Amazônia, a forma convencional de executar qualquer política pública não funciona”, alerta a deputada.

Crédito da imagem _ Roberto Jayme _ TSE

Fonte: Agência Câmara de Notícias

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