Os presidentes de Federações e de sindicatos integrantes do Sistema Comércio saudaram a recondução do empresário José Roberto Tadros ao cargo de presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), na Reunião da Diretoria desta quinta-feira, 22/09, realizada logo após a eleição da entidade.
O vice-presidente da Fecomércio-SP, Ivo Dall’Acqua, parabenizou a CNC pelo processo eleitoral democrático e disse que a vitória de José Roberto Tadros foi unânime e consolidada. “Quero cumprimentar a todos pela demonstração de união e de paz, que é o que precisamos”, afirmou.
Membro do Conselho Fiscal na nova Diretoria, que tomará posse em 16 de novembro, Carlos Andrade também frisou a lisura da eleição, ressaltando a continuidade da gestão de Tadros, pautada na modernização administrativa da CNC e no protagonismo dos setores do comércio de bens, serviços e turismo na política econômica e social do País. “Apesar das dificuldades, José Roberto Tadros teve habilidade, dedicação e firmeza para vencer os desafios e defender os empresários”, disse ele.
Já o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau Júnior, ressaltou o orgulho de fazer parte da Diretoria da CNC e contribuir com o fortalecimento do comércio. “Muito obrigado, presidente, por tudo que o senhor contribuiu para o meu Estado de Mato Grosso. Quero continuar sendo um soldado desta gestão, como sempre fui”, afirmou.
O presidente Tadros agradeceu pelas felicitações da Diretoria e destacou que o apoio dos colegas empresários é fundamental para seguir avançando na defesa do comércio, em tempos de transformações sociais e econômicas. “A união é a essência do nosso protagonismo. Sem o apoio de todos, não teríamos avançado tanto. Muito obrigado a todos”, agradeceu.
Planos de governo
A chefe da Divisão de Relações Institucionais da CNC (DRI), Nara de Deus Vieira, apresentou à Diretoria uma análise dos planos de governos dos cinco principais candidatos à presidência da República: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Simonet Tebet (MDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Soraya Thronicke (União).
Nara informou que a Agenda Institucional do Sistema Comércio avança para novas etapas, entre elas, apoiar a consolidação das agendas institucionais nos Estados e criar agendas setoriais de turismo e serviços. “A nossa ideia é fazer com que a Agenda Institucional tenha alcance nos Estados, levando às Federações a nossa metodologia”, afirmou.
Recursos para a saúde e o turismo
O presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florencio de Queiroz Junior, falou sobre a importância da sanção da Lei nº 14.455, que institui a Loteria da Saúde e a Loteria do Turismo. Parte do lucro arrecadado com estas loterias será destinada ao Fundo Nacional da Saúde (FNS), no caso da Loteria da Saúde, e à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), no caso da Loteria do Turismo.
Ele frisou que a nova lei, além de garantir mais recursos à promoção do turismo, vai fortalecer a defesa das instituições que compõem o Sistema S, em situações de escassez de recursos. “Estaremos ainda mais focados, seguindo em frente com mais tranquilidade para desempenhar o nosso papel de contribuir para o fortalecimento do turismo”, ponderou.
O diretor da CNC e coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/CNC), Alexandre Sampaio, também destacou que a Loteria do Turismo é a saída para a Embratur reforçar o trabalho de divulgação do Brasil no exterior. “Estamos aguardando pela regulamentação, mas a receptividade a esta lei é a melhor possível”, disse ele.
Reunião
Sampaio relatou a participação do Cetur/CNC na reunião entre representantes do setor de turismo brasileiro com o candidato Lula, realizado no dia 26, em São Paulo. No evento, ele apresentou as propostas elencadas pelo projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro. “Foi um encontro importante para a CNC, porque foi a marca do reconhecimento do trabalho feito pelo Vai Turismo”, destacou.