O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-RJ, o Conselho Estadual de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo se reuniram, no dia 20 de agosto, na sede da Fecomércio-RJ, e receberam o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, para discutir o protagonismo do Rio de Janeiro no turismo brasileiro. O ministro do Turismo, Carlos Brito, participou por meio de videoconferência, ouviu as demandas do trade turístico, sugeriu ações conjuntas com a iniciativa privada e prometeu investimentos no setor no Estado.
“Hoje, nenhuma entidade do turismo pensa em fazer qualquer coisa sem falar com a Fecomércio-RJ. Temos noção da nossa importância para o setor. Trabalhamos com muito empenho para apoiar todas as iniciativas e, por isso, estamos nos tornando a Casa do Turismo no Rio de Janeiro”, afirmou a assessora para Assuntos de Turismo da Fecomércio-RJ, Adriana Homem de Carvalho, que representou o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Na ocasião, o presidente da Embratur apresentou projetos que visam promover e incrementar o turismo no Estado do Rio de Janeiro, no mercado externo. O trade turístico aproveitou para entregar as demandas do setor a Silvio Nascimento.
“A Embratur precisa da iniciativa privada, precisa de vocês empresários. O Rio de Janeiro nunca esteve longe de nossas ações no mercado externo. Criamos, hoje aqui, uma comissão para discutir com o ministro do Turismo soluções para o setor no Estado. Ter a Fecomércio-RJ como anfitriã de um encontro desse porte é um gesto de prestígio para o setor”, disse o presidente da Embratur.
Outro tema muito discutido na reunião foi a concessão dos aeroportos Santos Dumont e Galeão. Carlos Brito se mostrou sensível aos apelos dos empresários e garantiu que levará ao Ministério da Infraestrutura opções para incrementar os dois terminais.
“Reconhecemos que o Rio é a porta de entrada do turismo brasileiro. Estamos atentos à situação dos aeroportos e trabalhando para resolver o problema. Já está em estudo a concessão do Galeão e do Santos Dumont, que serão administrados pela mesma empresa. Também vamos ampliar a visitação ao Cristo Redentor, que atualmente fecha às 18h. Essa será uma de nossas prioridades. Toda pauta colocada aqui será tratada item a item”, concluiu Carlos Brito.
O secretário de Turismo do Estado e presidente do Conselho de Turismo, Sávio Neves, acompanhado do presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, e do secretário de Turismo do município, Antonio Mariano de Azevedo, ressaltou a importância do encontro para o setor.