O cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, realizou uma visita institucional ao Sesc Escola Horto, no dia 11 de agosto, para um momento de interação com os alunos e conhecimento das ações implementadas no projeto American Corner (Esquina Americana).
Essa parceria, que já acontece há oito anos entre a embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil e o Sesc-MS, tem como finalidade o desenvolvimento da língua e cultura americanas. Entre as atividades promovidas, estão os encontros mensais do Conversation Club para pessoas que buscam a fluência língua inglesa; a manutenção, nas dependências do Sesc Cultura, de uma biblioteca com mais de 500 títulos em inglês; e ainda os atendimentos de orientação às pessoas que queiram estudar nos Estados Unidos, por meio do programa EducationUSA.
Como resultados já consolidados dessa parceria, são citados o envio de 12 pessoas para estudar nos EUA; a implementação do ensino bilíngue nas escolas do Sesc-MS, desde 2015; e os eventos de difusão da cultura para mais de 25 mil participantes, bem como a visitação de mais de 230 mil pessoas à biblioteca.
Para a diretora regional do Sesc-MS, Regina Ferro, “as atividades que o Sesc conduz em parceria com a embaixada e consulados dos EUA no Brasil são de extrema importância para a difusão da cultura e prática da língua inglesa, bem como são uma forma de promover o bem-estar para a relação entre os cidadãos de ambos os países”.
“A American Corner é como se fosse um pedacinho dos Estados Unidos aqui em Campo Grande, onde as pessoas podem ter acesso a informações sobre oportunidades de estudo nos Estados Unidos, ter contato com a cultura norte-americana e praticar inglês”, explicou o cônsul-geral.
Além da visita, o diplomata participou de um bate-papo em inglês com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, que fizeram perguntas sobre a cultura americana e a vivência no exterior.