Senac-AC investe em gamificação para gerar engajamento nas aulas

Compartilhe:

A gamificação do ensino consiste em trazer para as interações cotidianas das salas de aula alguns elementos e mecânicas dos jogos, com o objetivo de gerar mais engajamento e dinamicidade às atividades. A fim de fortalecer as metodologias ativas de aprendizagem, o orientador educacional do Senac-AC Tiago Birimba desenvolveu o jogo Batalha Comercial, procedimento didático lúdico e centrado no aluno.

Criado para ser utilizado nos cursos do segmento de gestão e comércio, a Batalha Comercial é um jogo de tabuleiro que evidencia as marcas formativas do Senac e em sua dinâmica leva em consideração os aspectos de gestão, mercadológicos e de concorrência.

Segundo o orientador educacional e desenvolvedor do jogo, os alunos são desafiados a pôr em prática os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos em sala de aula. “O tabuleiro traz justamente as coisas do cotidiano que acontecem no mercado e, a partir daí, os alunos vão desenvolvendo seus conhecimentos em uma aula mais animada”, explicou Birimba.

O gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Senac-AC, Hildo Almeida, ressaltou que essa metodologia se define como essencial por mostrar o aluno como protagonista e, de forma lúdica, seu aprendizado. “Essa é uma metodologia que alia o jogo, por isso gamificação, ao conteúdo do curso.”

Almeida afirmou que a utilização de jogos no aprendizado é importante, pois é uma ferramenta que está alinhada às metodologias ativas, conceito do modelo pedagógico proposto pelo Senac. “Realizando as atividades do jogo, o aluno acaba interagindo com o orientador educacional e outros alunos, emergindo no conteúdo.”

Aluna do curso de Operador de Caixa, Letícia Braga disse que gostou de participar da experiência e que a metodologia proposta auxilia no aprendizado quanto aos processos empresariais e administrativos. “O objetivo do jogo não é a vitória, o foco do jogo é obter mais conhecimento”, avaliou.

 

Leia mais

Scroll to Top