Projeto do Senac-RN impulsiona a qualificação profissional e abre caminho para novas parcerias

Compartilhe:

O Projeto Verena, executado no Brasil por meio de acordos de cooperação entre o Senac e o Senai do Rio Grande do Norte com a Câmara de Indústria e Comércio de Trier, da Alemanha (EIC Trier), foi oficialmente encerrado no dia 9 de maio, em Natal, com balanço positivo e perspectivas de futuras parcerias, no horizonte, focadas em energias e hidrogênio com base em fontes renováveis.

A sinalização foi dada pelo cônsul honorário da Alemanha na capital, Axel Geppert, durante a cerimônia em que foram apresentados resultados colhidos nos últimos seis anos.

O presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, destacou os resultados do projeto, classificado por ele como “uma revolução para o fortalecimento do turismo”. “Nós tivemos acesso a metodologias e processos inovadores, redesenhamos cursos, vencemos um prêmio nacional de turismo na categoria qualificação”, afirmou e complementou: “Entendemos que é com uma postura colaborativa, propositiva e inquieta que se constrói o futuro. E foi isso que fizemos nos últimos seis anos, por meio do Projeto Verena. Ainda temos um caminho a trilhar, mas, certamente, podemos dizer que o futuro chegou mais rápido para o turismo do Rio Grande do Norte. E isso é fruto do trabalho de todos nós que estivemos envolvidos no projeto”.

Por meio da parceria com a Fecomércio-RN, o projeto teve como objetivo principal promover o crescimento econômico do setor de turismo e hospitalidade no RN, sendo executado com base em cinco pilares: Certificação por competência, baseada no Sistema Dual de Ensino; Desenvolvimento e aperfeiçoamento de cursos nas áreas de turismo e hospitalidade; Consolidação do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa como centro educacional e hotel de excelência e sustentável; Consolidação de plataformas de diálogo voltadas ao desenvolvimento do turismo nos âmbitos estadual e local; e Implementação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo.

A criação de novas metodologias e o redesenho de cursos de qualificação profissional para os setores de turismo e energias renováveis do Rio Grande do Norte – que se tornaram referência no Nordeste e no Brasil –, investimentos em infraestrutura para a educação profissional, além da troca de experiências e desenvolvimento de tecnologias em áreas como eletromobilidade, estão entre os avanços registrados com base na iniciativa.

Em 2018, marcando o encerramento da primeira fase do projeto, o Verena ficou em primeiro lugar no Prêmio Nacional de Turismo (PNT), promovido pelo Ministério do Turismo, na categoria Qualificação e Formalização no Turismo. O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa conquistou, também a partir de inovações promovidas dentro da cooperação internacional, duas certificações inéditas no Brasil, na área de sustentabilidade.

 

 

Leia mais

Scroll to Top