Jovens aprendizes do Senac-AM lançam livros com experiências vividas durante a pandemia

Compartilhe:

Os alunos do Curso de Aprendizagem Comercial do Senac-AM realizaram o lançamento de livros escritos durante a pandemia, no dia 8 de abril.

Intitulado de Jovem Escritor, o projeto surgiu durante as aulas do Curso de Assistente Financeiro, em que o professor Charles David estimulou a turma a compartilhar, por meio da escrita, os momentos vivenciados por eles no período pandêmico, seja em casa, no trabalho, seja nas aulas mediadas, por vezes, por tecnologias.

“Esse é um projeto que transforma jovens aprendizes em jovens escritores, fazendo com que as suas histórias de vida, de trabalho e de estudo virem livro. O projeto estimulou que os alunos transformassem os contos feitos por eles mesmos, da própria vida deles, em experiências que podem agregar valor em obras literárias. É um projeto grandioso”, conta o professor que fez toda a edição das obras.

O aluno Daniel Cardozo, 18, revela que a proposta de escrever uma obra literária o assustou no início; no entanto, com o apoio do professor e dos colegas de turma, a ideia de se tornar um escritor ficou cada vez mais leve. Ele explica que adquiriu muito aprendizado em todas as etapas do processo de construção da obra.

“Foi uma tarefa bem difícil, confesso, em que foram atribuídas muitas horas de dedicação para conseguir expressar da melhor maneira possível a mensagem que gostaríamos de passar para os nossos leitores. Tenho muito orgulho de ter feito parte desse projeto, no qual literalmente tivemos muitas experiências, desde a produção até a parte de vendas, e tenho certeza que cada uma dessas atividades nos trouxe um ensinamento”, enfatiza Daniel.

Brianna Martins, autora do livro Alimentação e Saúde – Relatos de Ambiente de Trabalho, explica que o produto é resultado do Projeto Integrador do Senac, uma atividade pedagógica que incentiva o aluno a aplicar na prática todas as habilidades adquiridas em sala de aula. A aluna contou com a coautoria das aprendizes Leilaine Pereira e Nair Beatriz Queiroz.

“Isso agregou de uma forma muito positiva à minha formação. Hoje eu sou finalista do Curso de Nutrição. Os relatos que eu tive durante o meu trabalho como jovem aprendiz me trouxeram outras visões, um olhar mais crítico. Tanto eu como as coautoras trouxemos um pouco da nossa história relacionada à alimentação e trouxemos também um pouco de orientação”, afirma Brianna.

Ao todo, 15 obras inéditas, em formato de conto, foram divulgadas para o público.

 

Leia mais

Rolar para cima