O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Cetur/CNC) se reuniu, junto a assessores da Divisão de Relações Institucionais (DRI) da CNC, com entidades representativas do trade turístico para falar sobre a atuação em proposições ligadas ao setor que tramitam no Congresso Nacional. O encontro aconteceu no dia 29 de março, na sede da Fecomércio-DF.
Coordenada pelo diretor da CNC responsável pelo Cetur e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, a reunião colocou em pauta temáticas prioritários do turismo para desburocratizar e estimular o setor a partir de ações que impulsionem a cadeia produtiva.
“Nós reunimos algumas das entidades partícipes do Cetur, com concurso da DRI, para reforçar que precisamos dessas entidades com sugestões, escopo e embasamento técnico para amarrar melhor nossas ações em relação a essas pautas prioritárias do turismo”, afirmou Sampaio. Segundo o diretor, este ano será desafiador devido ao processo eleitoral no País, por isso “é preciso ter foco nas proposições prioritárias do setor”.
Em sua apresentação, o assessor da DRI Felipe Miranda explicou que o objetivo é desenvolver um mapa de atuação nacional dentro do trade. “Pretendemos fazer dessa agenda legislativa também uma oportunidade de fortalecer os nossos posicionamentos. Precisamos integrar as ações e definir responsabilidades dentro do setor para evitar divergências, a partir de um olhar setorial e regional”, afirmou.
Entre os macrotemas apresentados pelo assessor, que estão sendo monitorados pela DRI com propostas importantes para o turismo, estão o segmento empresarial, facilitação de acesso a crédito para micro e pequenas empresas do setor, propostas de reforma tributária, além de projetos trabalhistas, sindicais e de infraestrutura.
Além do Cetur e DRI, estiveram presentes na reunião representantes da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abac), União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos (Unedestinos), Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil).