O setor de serviços capixaba fechou o ano de 2021 com crescimento, diante de 2020. A alta acumulada no ano foi de 10%, representando o maior crescimento percentual de toda a série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. No entanto, considerando a base mais baixa em 2020, quando o setor recuou 7,3%, o nível médio de atividade no ano de 2021 ficou 1,9% acima do patamar médio de 2019.

Todos os segmentos obtiveram crescimento em 2021, mas nem todos conseguiram recuperar as perdas ocasionadas pela pandemia. O segmento que mais influenciou positivamente o índice foi o de Serviços Prestados às Famílias, com alta de 23,8%. Alguns exemplos de atividades que compõem esse grupo são: serviços de alojamento e alimentação, cursos de idiomas, academias de ginástica e salões de beleza.
O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que o setor avançou de forma mais forte no primeiro semestre do ano de 2021, com a maior liberação das atividades presenciais, e mostrou uma desaceleração no segundo semestre, mas fechou o ano de forma bastante positiva, recuperando as perdas sofridas na pandemia. “Para 2022, ainda há atenção devido a medidas restritivas, como o passaporte vacinal. Outros fatores também entram na análise do desempenho deste ano, como diminuição do poder de compra da população, alta dos juros e eleições. Porém, os empresários vêm se adaptando melhor às exigências e ajustando expectativas”, destacou ele.
Resultados 2021
Fechamento do ano. O setor de serviços capixaba fechou 2021 com crescimento de 10,0% quando comparado a 2021. As atividades de serviços que mais se destacaram em 2021 foram os Serviços Prestados às Famílias (+25,1%).
Dezembro 2021. O setor de serviços no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no mês de dezembro, em relação a novembro, com alta de 1,6%. Diante de dezembro do ano passado, houve crescimento de 8,6%.