Segundo Fecomércio-MA, cesta natalina de presentes será mais ‘robusta’ este ano

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A comemoração natalina das famílias de São Luís pretende ser a mais robusta dos últimos dois anos. Com uma cesta de presentes maior, a Pesquisa de Intenção de Consumo para o Natal 2021, realizada pela Fecomércio-MA, mostrou que o ludovicense não pretende economizar no momento das compras dos mimos de fim de ano.

Neste ano, a sacola do Papai Noel virá mais ‘gordinha’ do que aquela apontada pelo levantamento realizado em 2019. O número de produtos que os consumidores pretendem adquirir para presentear neste Natal cresceu e será um destaque positivo que vai favorecer a movimentação da economia local.

O levantamento da Intenção de Consumo para 2021 pontua que 40,9% dos entrevistados sinalizaram a compra de pelo menos dois produtos para presentear no dia de Natal. A boa notícia é que outros 22,7% também pretendem adquirir pelo menos três itens, isso corresponde, respectivamente, a aumentos de 12,9% e 9,7%, na comparação com a pesquisa de 2019. Neste ano, o preço médio por presente será de R$ 182,00, e o consumidor gastará R$ 70,00 a mais, na comparação com o último dado levantado.

“Em 2020, o Natal foi muito prejudicado pela pandemia, afastando as pessoas em prol da saúde. Isso teve um impacto significativo na economia local, o que não deve ser visto em 2021. A reaproximação das pessoas nesta data tão especial vai favorecer a retomada econômica, já visando 2022.”, pontua o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro.

Consumo por renda

Em relação à renda, a porcentagem de consumidores por renda familiar mensal que vai comprar algum produto para presentear é mais otimista entre aqueles que ganham de 3 e 6 salários mínimos, correspondendo a 70,7% entrevistados. Famílias que ganham mais de 6 salários mínimos correspondem a 55,1% dos que vão presentear no dia 25 de dezembro. Já aquelas com renda familiar menor a 3 salários mínimos compõem 54,3% dos consumidores que desejam presentear neste Natal.

Mesmo com um cenário adverso, dado o aumento dos preços em decorrência da inflação que já ultrapassa dois dígitos em São Luís, não há previsão de retração no consumo para a data natalina, permitindo que o empresariado tenha melhores garantias do escoamento de seus produtos.

Melhor dia para comprar

Ainda sobre o perfil do consumidor, destaca-se que sábado tem sido o principal dia escolhido para a realização das compras por 24,60% dos entrevistados, diferentemente de 2019, em que 24% declararam não ter um dia certo para comprar, ficando este em segundo lugar. A escolha de fatia considerável dos consumidores por este dia dá-se por ser um dia de folga.

A sexta-feira também foi apontada por boa parte dos consumidores como um dia propício às compras natalinas e ocupou o terceiro lugar no ranking dos entrevistados, ficando no patamar de 16,4%.

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