Com o objetivo de efetivar uma parceria transversal e sistemática entre as áreas da Educação e da Cultura, no âmbito das políticas públicas municipais, o Sesc Canoas desenvolveu o Projeto Sesc de Arte Educação, lançado oficialmente no município de Nova Santa Rita, no dia 29 de novembro. A solenidade contou com a presença do prefeito Rodrigo Battistella, da secretária Municipal de Educação, Maria Rita Feijó, do gerente do Sesc Canoas, Cleberli Arruda, e da agente de Cultura do Sesc Canoas, Simone Luz Constante.
Pensado inicialmente como um projeto piloto, a ser implementado em 2021/2022 nos municípios de Nova Santa Rita e Canoas e, futuramente, em Esteio, a proposta visa à construção de metodologias para potencializar a arte educação nos currículos escolares e desenvolver os territórios enquanto cidades criativas, com base em ações sistemáticas ao longo de um ano. Entre as etapas previstas para o seu desenvolvimento estão a formação continuada de educadores; oficinas práticas de confecção de materiais educativos e fichas de mediação para a qualificação profissional e para a formação de mediadores; disponibilização de ingressos para educadores e técnicos em experiências de fruição e ampliação de repertório cultural por meio de espetáculos e shows promovidos pelo Sesc Canoas; visitas guiadas aos espaços e equipamentos culturais; oficinas para estudantes da rede pública; desenvolvimento de produtos culturais com as escolas participantes; realização de Mostra Cultural Educativa; e promoção de espetáculos e sessões de cinema de rua para as comunidades no entorno das escolas participantes do projeto.
Mesmo em meio à pandemia, a Fecomércio-RS segue próxima da comunidade e das empresas gaúchas. “Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas e de empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Desde 2020 disponibilizamos nosso apoio também de forma virtual para continuarmos próximos dos gaúchos”, afirma o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. O dirigente lembra ainda que o portal segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.