O CNC Inova chega como terceiro pilar da Transformação, responsável por mapear desafios internos (CNC e Sistema) e conectá-los a soluções externas buscando uma resolução baseada na maior produtividade e na redução de custos para a Confederação. Essa conexão acontece durante a prática da inovação aberta com a chamada Prova de Conceito – PoC, na sigla em inglês, para Proof of Concept. A CNC mapeou 25 desafios internos de dez áreas diferentes. Foram escolhidos para serem trabalhados cinco desafios estratégicos, sendo prospectadas mais de 20 soluções tecnológicas de startups para tentar solucionar as dores apontadas.
“Na prática, quando identificamos a dor, é preciso testar diferentes soluções. Essa é a forma de chegar a algum resultado mais assertivo, que irá gerar melhores resultados. O objetivo da PoC é exatamente fazer esses testes e validações, buscando eliminar riscos sempre que primeiro identificar ”, explicou a consultora de Inovação Aberta da eMotion, Jéssica Newman.
Dos cinco desafios escolhidos, quatro já evoluíram para PoC, com experimentações em gestão de documentos, gestão de desenvolvimento, gestão das contribuições e gestão de demandas, sendo essa última já concluída, com resultados positivos. A iniciativa foi realizada pela Gerência Executiva de Comunicação (Gecom), que apurou 90% das atividades entregues sem reajustes, 91% dos clientes afirmando que sentiram uma melhoria no atendimento, e 78% das demandas entregues no prazo estipulado.
“Com a PoC, podemos estabelecer fluxos de gestão das demandas, controlar desde a entrada dos trabalhos até a entrega ao cliente, pesquisa de satisfação, gestão de diversos indicadores, além de aumento da eficiência com diminuição de prazos de entrega e otimização do tempo da equipe ”, observou um responsável pelo acompanhamento da prova na Gecom, Daiana Schuler.
O sucesso dessa PoC fez o modelo de gestão ser requisitado por outras áreas, iniciando um processo em escala. Outras 13 áreas da CNC manifestaram interesse na solução. Os resultados foram obtidos durante o primeiro talk de embaixadores, no dia 16 de setembro. O tema O Desafio de Rodar Provas de Conceito em Grandes Organizações contou com a participação de colaboradores, embaixadores e o convidado externo da Kroton Thiago Carneiro.
Algumas federações também manifestaram interesse nessa solução. A CNC está realizando negociações com a startup Agidesk, responsável pela PoC, para facilitar o acesso das entidades à ferramenta de gestão.
Para Mariana Casanova, da Gerência de Documentação e Informação (GDI) da CNC, participar do CNC Inova foi um processo de aprendizado e amadurecimento. “Todas as fases foram desafiadoras em relação ao alinhamento de pensamentos, entendimentos, compartilhamento de ideias. As lições aprendidas foram inúmeras”, sinalizou.
Prévia do Conecta
Antes mesmo de as federações e os sindicatos iniciarem o Multiplica, a CNC fez uma prévia do pilar Conecta. Uma série de eventos temáticos de matchmaking (conexão de startups com empresas) apresentou às federações e aos sindicatos soluções para as principais dores comuns vivenciadas pelos pequenos e médios empresários que integram o comércio de bens, serviços e turismo.
A intenção foi que as entidades pudessem selecionar aquelas startups com melhores soluções e condições para seu representado, em busca de se construir um leque maior de vantagens, estimulando empresários a aderirem à contribuição assistencial.
Os participantes escolhiam as soluções que faziam mais sentido e a eMotion auxiliava com os benefícios e valores diferenciados para que o representado do Sistema Comércio pudesse adquirir a melhor solução por meio da parceria com a CNC com valores exclusivos.
CNC Vantagens
A inovação na ponta acontece quando chegamos ao CNC Conecta, que tem grande potencial de gerar novas frentes de receitas ao Sistema Comércio. O pilar ganhou uma nova cara, um escopo e uma proposta de valor ainda maior, passando a se chamar CNC Vantagens, e é associado à contribuição assistencial.
O CNC Vantagens dá acesso a um pacote completo que irá proporcionar grandes benefícios exclusivos de soluções em vendas, gestão financeira, marketing, logística, jurídico, contabilidade, entre outros. Basicamente, todos os produtos que compõem o portfólio de parcerias do CNC Vantagens estão alinhados aos desafios que os empresários do comércio de bens, serviços e turismo enfrentam no dia a dia na gestão dos seus negócios.
O principal objetivo é o incremento de receita por meio de um novo produto, em consonância às reais necessidades do empresário representado. “Além disso, vislumbramos uma nova dinâmica para as entidades sindicais, que passarão a atuar de uma forma mais ativa, captando novos clientes”, disse Elienai Câmara.
Esse projeto-piloto está em andamento na Fecomércio-MS, para os empresários representados pelo Sindivarejo Campo Grande. “Hoje, estamos rodando em modelo teste para avaliar a adesão e o formato do produto com um público delimitado, para entender o que podemos aperfeiçoar ainda mais, antes de levarmos para uma escala. Temos realizado vários experimentos de estratégia de entrada (conteúdo relevante) mais saída (marketing tradicional), melhores práticas de abordagem ao cliente final e entendimento no front do que realmente gera valor ao treinamento, captando novas parcerias alinhadas a essa demanda ”, afirmou Rodolpho Zhouri, atrasando que a expectativa
é que, até o fim de novembro, ocorra a expansão do CNC Vantagens.