Há pouco mais de um ano, em meio às dificuldades que os empresários do setor terciário vinham passando em decorrência da pandemia do coronavírus, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), lançou um programa de inovação e tecnologia com o objetivo de melhorar o desempenho das entidades que compõem o Sistema Comércio, incluindo a própria Confederação. O programa CNC Transforma foi criado para aumentar a produtividade e a eficiência na prestação de serviços, e buscar a ampliação da receita e a redução dos gastos do Sistema de uma forma 360º, ou seja, da Confederação até o empresário na ponta.
E esse caminho a ser percorrido é realizado com base no conceito de open innovation – ou inovação aberta, em português -, criado por Henry Chesbrough, professor da universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, e autor de um livro com o mesmo nome. A ideia é justamente abrir o conceito de inovação de forma que haja colaboração entre atores externos, indivíduos e órgãos públicos na criação de novos produtos e serviços.
Amparado em quatro pilares – Comunica, Multiplica, Inova e Conecta – começava, então, em agosto de 2020, um movimento junto aos colaboradores da Confederação, com reuniões de apresentação, engajamento, imersão de aprendizado e mapeamento de possíveis dores, envolvendo todo o ecossistema e ganhando a mobilização das federações e seus sindicatos em todo o País, seguindo a trilha da inovação.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, em um ano marcado pelas medidas preventivas que trouxeram grandes impactos para a economia e a população, foi exigido um grande esforço de adaptação do Sistema Comércio. “Para fazer frente aos desafios da pandemia, buscamos, entre muitas medidas efetivas, inovar. A inovação é o caminho do sucesso e pode ajudar na divulgação de muitas empresas. Muitos podem ganhar diferencial competitivo ao otimizar processos. Por isso, proporcionamos para dentro e para fora esse movimento de transformar ”, ressaltou.
Cada etapa desse movimento tem um objetivo específico, porém correlacionado e que vem sendo trabalhado individualmente, mas de maneira simultânea. “O CNC Transforma desperta esse grande processo de mudança que os tempos atuais têm imposto ao setor terciário. A capacitação de embaixadores da inovação, seguida pela identificação de desafios e pela definição das soluções, agrega valor e gera oportunidades aos empresários, que terão à mão cerca de 100 startups nacionais para encontrar aquela que melhor se encaixa em sua necessidade”, explicou o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) de Inovação da CNC e gerente executivo de Comunicação da Confederação, Elienai Câmara.
A iniciativa conta com parceria e o desenvolvimento da eMotion Studios, que vem oferecendo ferramentas de inovação tecnológica para ajudar na modernização das entidades, visando colaborar com a eficiência dos negócios de comércio de bens, serviços e turismo. De acordo com o especialista em desenvolvimento de negócios digitais e sócio da eMotion, Rodolfo Zhouri, o CNC Transforma é o maior programa de inovação aberta para o comércio brasileiro.
“Além de abrir o próprio Sistema Comércio para se conectar com startups e resolver desafios internos; em breve, será lançada uma plataforma de benefícios digitais para comerciantes de todo o Brasil, com descontos substanciais (até 90%) na contratação de startups”, antecipou Rodolfo, mencionando uma startup que cria lojas on-line em minutos (Bagy) e outra que ajuda a pagar boletos antes do vencimento com taxas atrativas (Débito Direto).
Engajar lideranças
Pilar responsável por divulgar e engajar o Sistema para uma mudança cultural, o CNC Comunica foi a primeira etapa desse processo e focou em mostrar às lideranças que a inovação aberta pode gerar grandes resultados dentro de uma organização. Foram dois momentos de intervenção, de agosto a setembro de 2020. Primeiro, para todas as áreas da CNC, sendo apresentado posteriormente para as equipes das 34 federações.
“A expectativa de ajudar a ofertar soluções inovadoras, não só pela eficiência das federações, mas também aumentar a taxa de associativismo aos sindicatos, é fundamental”, destacou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, na ocasião do lançamento do programa .
CNC Multiplica
A segunda etapa do CNC Transforma foi para identificar, nas equipes dentro da Confederação e nas federações filiadas, perfis com potencial para serem formados embaixadores da inovação, centrais que se mostrem aptas dentro do CNC, na Federação ou até mesmo no Sistema como um todo . A intenção é estimular uma mentalidade inovadora e disseminar esse conceito dentro de cada entidade, num processo que vai sendo propagado em escala, do CNC para as federações, das federações para os sindicatos, e dos sindicatos para os representados.
Como resultado do primeiro ciclo da comunicação, mais de 650 lideranças das federações e dos sindicatos participaram dos eventos, se engajando com uma mensagem e entendendo a proposta do programa. Na CNC, foram capacitados 48 colaboradores indicados pelas áreas técnicas, durante uma jornada de 12 semanas de inovação aberta, contemplando mentorias com especialistas e casos de sucesso.
Entre federações do comércio e nacionais, 24 entidades se inscreveram para implantar o programa, que formou, nessa etapa, mais de 100 multiplicadores. Esse processofoi realizado no CNC no fim do segundo semestre de 2020, e, nas federações, no primeiro semestre de 2021.
Mycaella Medeiros, a coordenadora da Diretoria de Relações Institucionais da Fecomércio-RN, a experiência foi essencial para que a Federação entendesse a cultura de inovação aberta como uma prática essencial para o desenvolvimento. “Repensar as formas de identificação de problemas e resolução de gargalos através de métodos ágeis é inovador, facilita o processo interno e aumenta o engajamento da equipe”, afirmou.