A Fecomércio-MS assinou, no dia 6 de dezembro, o contrato com os municípios de Pedro Gomes e Corguinho de adesão ao programa Del Turismo, que tem o objetivo de desenvolver o turismo sustentável. Em MS, o programa vai atender os dois municípios e conta com apoio da Fecomércio-MS e da Fundação de Turismo do Estado.
A iniciativa une as cinco regiões do Brasil em projetos com foco na promoção do turismo sustentável. O Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW) é parceiro do programa, e o Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ) e a Fundação para o Desenvolvimento Econômico e Qualificação Profissional (SEQUA) são apoiadores. Ainda neste mês de dezembro, começa a primeira etapa com os municípios participantes de MS, com a realização de palestras de sensibilização sobre o programa para empresas, associações e comunidade em geral.
“Nosso objetivo, por meio dessa parceria, é divulgar esses municípios que ainda não têm suas atratividades turísticas conhecidas no Estado e também fora dele. Quando se fala de turismo em Mato Grosso do Sul, muita gente acha que só existe Bonito e Pantanal, e queremos mostrar que temos muitas outras potencialidades. Precisamos trabalhar com afinco para desenvolver o turismo do nosso estado”, afirma o presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo.
O programa tem como objetivo fortalecer a economia local nos municípios, por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e sociedade civil. Os trabalhos serão focados no planejamento e na implementação de estratégias que atendam às demandas específicas de cada destino. Os Estados do RN, MS, MG, SC e AC são os participantes nessa primeira fase da Rede DEL Turismo.
O programa será coordenado e executado pelo Senac-MS, no Estado. Inicialmente, por meio de orientações aos municípios participantes e, futuramente, dependendo das necessidades de cada região, com a oferta de cursos profissionalizantes e consultorias. “Vamos fazer um trabalho diferenciado, juntando a tecnologia, os recursos advindos da parceria e participação da comunidade local, que será muito importante para a execução do projeto. O turismo precisa se reestruturar, cada um fazendo a sua parte, criando um ambiente hospitaleiro para propiciar isso. Esse projeto tem tudo para dar certo. É uma grande responsabilidade estar na condução, mas acreditamos que vai dar certo, pela vontade e empenho de todos os envolvidos”, afirma o diretor do Senac-MS, Vitor Mello.
Entre as ações previstas, um dos destaques é a consagração dos municípios participantes com a certificação internacional de Destino Verde, concedida pela fundação holandesa Green Destination. Parceiro estratégico no projeto, a Green Destination examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.