Visando ampliar seu escopo de atuação e monitoramento junto ao Poder Legislativo dos Estados, a Rede Nacional de Assessorias Legislativas (Renalegis) do Sistema Comércio passará a analisar os projetos de interesse do comércio de bens, serviços e turismo de forma integrada ao sistema da Câmara Municipal de Cuiabá, capital de Mato Grosso.
Após intenso trabalho de alinhamento entre a equipe de Tecnologia da Informação da Câmara e técnicos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o sistema deverá ser implantado nas próximas semanas.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, assinou, no dia 20 de setembro, um termo de cooperação com o presidente da Casa de Leis de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho para a integração dos sistemas, de maneira que a assessoria legislativa da Fecomércio-MT possa acompanhar as proposituras que tramitam no Legislativo cuiabano.
Wenceslau Júnior destacou a atuação da Presidência da Câmara para acelerar o processo de implantação do sistema dentro do Legislativo do município. “O presidente entendeu o papel da Renalegis, que não é de monitorar os trabalhos dos parlamentares, mas sim de contribuir no que for preciso para o bom andamento dos projetos apresentados. As entidades de classe e os representantes do povo precisam unir esforços em prol da sociedade”, explicou.
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá também reafirmou o benefício que o sistema vai trazer para os próprios parlamentares. “Com certeza, esta ação contribuirá para que nós, vereadores, possamos continuar com uma gestão transparente e que beneficie o povo cuiabano”, afirmou Juca.
Estiveram presentes no encontro o secretário de Gestão Administrativa, Edilson de Carvalho, o chefe de gabinete, Eliezer Junior Fernandes, e a assessora jurídica da Fecomércio-MT, Fabíola Corrêa.
Relações Institucionais
A integração da Renalegis com o portal da Câmara Municipal de Cuiabá é um marco importante para o acompanhamento legislativo realizado pelo Sistema Comércio. Esta é a primeira integração com uma câmara municipal e consequentemente a primeira vez que as duas principais casas legislativas do Estado (Assembleia e Câmara) interagem com o Renalegis. A CNC tem acompanhado cada etapa desse projeto promovido pela Fecomercio-MT.
“Com mais essa integração, a Fecomércio terá maior agilidade na defesa de interesse dos empresários locais, uma vez que não necessitará mais inserir nenhum dado manualmente no sistema”, destacou o especialista técnico da Divisão de Relações Institucionais da CNC, Felipe Oliveira, reforçando que as atividades ficam restritas à análise e relacionamento com os vereadores locais. “Isso possibilitará investir esforço no acompanhamento de outros municípios”, completou.