Fenacon participa de lançamento do Relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021

Compartilhe:

O presidente da Fenacon, Sérgio Approbato, acompanhou  o lançamento do estudo sobre o ambiente de negócios nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal referente ao relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021, divulgado no dia 15 de junho.

A pesquisa mede a regulamentação das atividades de pequenas e médias empresas nacionais em cinco áreas: abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos.

De acordo com o levantamento, o tempo gasto por empresas com obrigações tributárias no Brasil varia de 1.483 a 1.501 horas por ano. O relatório inclui ainda dois estudos piloto sobre o registro de um Microempreendedor Individual (MEI) e o pagamento de impostos no regime do Simples Nacional, medidos em cinco localidades do País.

Participaram da mesa de abertura do evento, de forma on-line, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles, o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Comércio e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, e a diretora do Banco Mundial no Brasil, Paloma Anos Casero.

 

 

Leia mais

Rolar para cima