Mesa Brasil Sesc-RJ conclui doação de 54 toneladas de alimentos no Estado

Compartilhe:

O programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil Sesc-RJ entregou, no dia 10 de junho,  2 toneladas de alimentos para o Santuário Cristo Redentor, que as destinará a pessoas em situação de vulnerabilidade social do Rio de Janeiro. Os hortifrutigranjeiros chegarão aos necessitados por meio das paróquias e instituições cadastradas no Santuário e que prestam serviços sociais e de acolhimento humano. A distribuição no Rio foi a última entrega de uma agenda que contemplou 24 municípios do Estado com um montante total de 54 toneladas nos meses de abril, maio e junho.

Os donativos são cestas de frutas, verduras e legumes, oriundos de propriedades rurais de Nova Friburgo, Região Serrana, que integram o Mesa no Campo. Por meio do projeto, os produtores fornecem seus excedentes – alimentos em perfeito estado e com alto valor nutritivo, mas pouco aproveitamento comercial – ao Mesa Brasil Sesc-RJ. O programa, por sua vez, os repassa para entidades socioassistenciais que fazem a distribuição ao público final.

“A parceria com o Mesa Brasil Sesc-RJ potencializa as grandes iniciativas ligadas à campanha social Cristo Redentor, Eu Quero Doar e às inúmeras ações de solidariedade que realizamos”, afirma Padre Omar.

A estimativa é que os alimentos tenham chegado a 26 mil pessoas. A força-tarefa foi motivada pela onda mais recente do novo coronavírus e das medidas restritivas adotadas para contê-lo, no fim do mês de março.  A ação integra a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de iniciativas da Fecomércio que visam envolver as pessoas em um clima de positividade e esperança em 2021.

“Essa agenda de distribuição de alimentos teve como objetivo fazer frente ao cenário que estamos vivendo neste primeiro semestre do ano. Além da queda nas doações recebidas por ONGs e outras entidades, há um crescimento do número de pessoas que perderam suas fontes de renda por conta do recrudescimento da pandemia da covid-19 e as medidas restritivas adotadas para conter a propagação do vírus. O Sistema Fecomércio-RJ, por meio do programa Mesa Brasil Sesc-RJ, tem o compromisso de ajudar essas pessoas, muitas delas trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo”, diz o presidente do Sistema Fecomércio-RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Junior.

Além das doações, a campanha Rio de Mãos Dadas engloba uma série de ações, com participação dos setores público e privado, para incentivar a retomada da confiança dos fluminenses depois do impacto da pandemia de covid-19. Ao longo do ano, estão previstas iniciativas como intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, iniciativas voltadas para empresários, cursos adaptados ao “novo normal”, entre outras.

A campanha é simbolizada por esculturas em formato de mãos que se unem, representando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos. Com 2 metros de altura e personalizadas por 10 artistas, as obras foram expostas em vários pontos da capital do Rio de Janeiro e depois seguirão para o interior do Estado.

 

 

Leia mais

Rolar para cima