Sesc-BA promove atividades on-line na Semana Mundial do Brincar

Compartilhe:

De 22 a 30 de maio, acontece a 12ª edição da Semana Mundial do Brincar, que este ano tem como tema Casinhas das Infâncias. A proposta da SMB 2021 é valorizar o brincar de casinha e as tradições de brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração. A iniciativa, realizada desde 2010, é liderada pelo movimento Aliança pela Infância e conta com o apoio do Sesc em todo o País.

Neste momento de pandemia, a campanha traz como essencial fortalecer o brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças. Um exemplo desse tipo de brincadeira é o faz de conta das casinhas da infância – o castelo de areia, o esconde-esconde, a cabana de lençol, a casa na árvore – ou seja, tudo o que pode acontecer nos diversos espaços em que as crianças se sentem livres para brincar.

Nesta edição, a SMB busca despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular, tradicional. Trazer à tona manifestações culturais e artísticas de diferentes regiões e transmitidas de geração em geração, como as brincadeiras passadas de pais para filhos.

A programação, gratuita, é uma construção coletiva de atividades, em que todos podem participar, criando e executando ações. O Sesc Bahia preparou conteúdos diversos com brincadeiras, jogos, contação de histórias, desafios, curiosidades, poesia, cantigas de roda e até um encontro virtual, em uma programação intensa que incentiva o brincar inclusivo, a autonomia, autoestima, a valorização das diferenças, a criação dos laços afetivos, a consciência ambiental e muito mais, impactando a forma dessas crianças se relacionarem com o mundo ao seu redor.

 

Leia mais

Rolar para cima