A reunião do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac com as principais entidades empresariais do estado resultou na criação oficial do Programa Avança Maranhão, em 13 de agosto, que tem por objetivo garantir empregos, organizar o setor produtivo e dar apoio social aos maranhenses.
Com o plano de ações, o Sistema Fecomércio-MA espera contribuir para redução dos impactos causados pela pandemia da covid-19, assegurando a sobrevivência das empresas e garantindo emprego e renda no estado, por meio de inúmeras ações que totalizam um investimento de R$ 5,6 milhões do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac para o desenvolvimento econômico do Maranhão.
Para o presidente do Sistema Fecomércio, José Arteiro da Silva, o plano vai acelerar e fortalecer esse processo de retomada da economia. “O Sistema Fecomércio vem desempenhando um trabalho fundamental nesse processo de retomada econômica e, agora, soma esforços com as demais entidades empresariais no Programa Avança Maranhão”, disse.
Arteiro reafirmou que a Fecomércio-MA e seus braços sociais, o Sesc e o Senac, estão prontos para auxiliar à sociedade no que for preciso, “fortalecendo nosso papel de apoio e incentivo na construção histórica, social e econômica do nosso estado”, destacou.
Ações
Entre as ações, a Fecomércio-MA oferece suporte aos empresários quanto aos procedimentos e documentações necessárias para a obtenção de financiamento, assessoria jurídica para esclarecimento de medidas que precisam ser observadas durante esse período de pandemia, além de contribuir com a área de pesquisa e desenvolvimento, provendo o mercado de informações técnicas a partir de pesquisas econômicas.
Na atuação social, a Federação do Comércio lançou dentro do Avança Maranhão, a campanha Saúde para Empreender, mobilizando sindicatos filiados e empresas associadas para arrecadação de doações de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal que serão destinadas a instituições sociais ao longo dos próximos meses.
Além disso, o sistema Fecomércio-MA por meio do Sesc-MA, promove a arrecadação e entrega de toneladas de alimentos através do Programa Mesa Brasil. De março até julho deste ano, já foram entregues mais de 250 mil quilos de alimentos, beneficiando milhares de maranhenses.
O Sesc oferece ainda, os programas Sesc Alerta, que atende empresas e orienta sobre os protocolos sanitários com treinamento de 16 mil trabalhadores; Sesc Nutrição, com o fornecimento de 87 mil refeições (prato comercial) nas unidades do Sesc; Saúde Bucal, com a realização de 1.250 atendimentos odontológicos.
No âmbito de capacitação profissional, o Sistema Fecomércio, por meio do Senac oferece gratuitamente consultorias a 120 empresas dos segmentos de gastronomia, hospedagem, beleza e comércio varejista, visando o exercício de suas atividades em uma realidade pós-pandemia.
O Senac disponibiliza, ainda, o Programa Formação Profissional, com oferta remota e gratuita de 1.485 matrículas em cursos de formação continuada na perspectiva de aumentar a empregabilidade no setor de comércio de bens, serviços e turismo.
A instituição oferece também o Programa Senac de Gratuidade, com objetivo de oferecer 2.272 matrículas em cursos presenciais de qualificação profissional nos segmentos de Beleza, Comércio, Gestão, Design, Comunicação, Informática, Saúde, Moda, Gastronomia e Produção de Alimentos.
Avança Maranhão
Ao todo, o Plano de Retomada das Atividades Econômicas – Avança Maranhão contempla recursos da ordem de R$ 30 milhões em ações para a retomada da economia e do desenvolvimento do estado, que serão investidos pelas cinco entidades que compõem o projeto: Sistema Fecomércio, Sistema Fiema (indústria), Sistema Faema (agricultura e pecuária), Sebrae e Associação Comercial.