O Sesc-PB realizou, de 16 a 20 de novembro, a Semana Interativa EJA para os alunos da instituição em Campina Grande. A atividade aconteceu no formato remoto, com recursos e ferramentas tecnológicas que permitem uma maior participação dos alunos na sala de aula para que eles se sintam ativos na construção do conhecimento. A partir desta iniciativa, as aulas tornam-se mais atrativas e a aprendizagem efetiva, permitindo ao estudante um controle sobre seu processo cognitivo e emocional.
De acordo com a coordenadora da EJA no Sesc em Campina Grande, Rosilane Chaves, a ideia é valorizar práticas de ensino que permeiem a absorção de conteúdo com autonomia e criticidade. “Nossa intenção é estimular a capacidade do aluno na estratégia de autorregulação do aprender. Todos somos capazes, só é necessário um apoio escolar e um direcionamento correto”, pontuou.
O sociólogo suíço Philippe Perrenoud descreve o processo como aprendizado autorregulado e conceitua como as “capacidades do sujeito para gerir ele próprio seus projetos, seus progressos, suas estratégias diante das tarefas e obstáculos”. À escola cabe promover este processo, estabelecendo metas realistas e valorizando cada progresso. Ações deste tipo multiplicam as formas de passar conhecimentos e estimulam os alunos a se tornarem agentes ativos neste processo de ensino-aprendizagem.