Programa de Diversidade da Fecomércio-RS lança cartilhas contra racismo e violência

Compartilhe:

Proporcionar ambientes igualitários e abrir espaço ao diálogo e à ação, este é o objetivo do Programa de Diversidade da Fecomércio-RS – Para Todos, que  lançou dois materiais informativos para a conscientização e sensibilização sobre temas latentes na nossa sociedade: o racismo e a violência contra as mulheres. Os materiais foram elaborados pelos grupos de trabalho do programa, formado por colaboradores da entidade. 

A cartilha “Vamos repensar o nosso vocabulário? O Racismo Sutil” reúne uma série de termos usados no dia a dia que reforçam estereótipos e preconceitos raciais, seus significados e/ou a origem de tais expressões; além disso, o material apresenta palavras que são opções de substituição. Já a cartilha “Violência contra as mulheres – Vamos juntos acabar com o abuso” busca chamar a atenção para os tipos de violência e como ela pode ser silenciosa, além de orientar sobre como buscar e/ou oferecer ajuda e também apresenta expressões que reforçam o machismo e o convite para riscarmos tais termos do nosso vocabulário. 

De acordo com a gerente do Núcleo de Recursos Humanos da Fecomércio-RS, Elisabeth Carvalho, o trabalho reforça a preocupação da entidade pela igualdade. “O Programa de Diversidade Para Todos busca justamente abrir espaço para diálogo e ação, em prol de um ambiente mais justo e igualitário. Neste ano, criamos comitês formados pelos colaboradores para que juntos possamos propor e executar atividades. Foi nestes grupos que surgiram as ideias das cartilhas, que têm tido uma repercussão muito positiva dentro e fora da instituição”, comemora a gestora.

Sobre o Programa de Diversidade

Com o objetivo de promover ações de equidade na instituição, foi criado o Programa de Diversidade Para Todos, que é dividido em cinco pilares: Para Elas (igualdade de gênero e a não violência contra as mulheres), Cidadania (respeito às deficiências e reconhecimento das eficiências), Humanidade (questões étnico-raciais), Igualdade (não discriminação e igualdade LGBT+) e Gerações (famílias, infância e envelhecimento).

Acesse a cartilha

Leia mais

Rolar para cima