|
Monitor do PIB
Impulsionada por boa performance dos serviços, a economia brasileira teria crescido 1,5% no primeiro trimestre, em relação ao trimestre anterior, de acordo com o Monitor do PIB, indicador da FGV.
A alta seria a maior desde o quarto trimestre de 2020 (3,2%) na comparação com os três meses imediatamente anteriores. O setor de serviços subiu 0,8% ante os últimos três meses do ano passado, melhor taxa nessa comparação desde terceiro trimestre de 2021 (1,3%).
Claudio Considera, economista da FGV responsável pelo indicador, diz que os bons resultados devem ser vistos com cautela: como a economia de serviços opera um momento de forte retomada, a sustentabilidade do ritmo de alta dependerá do fôlego desse movimento. Reportagem do Valor.
Educação
O Brasil está entre os países do G-20 onde alunos que enfrentaram o fechamento total ou parcial das escolas durante a pandemia terão as maiores perdas de rendimentos ao longo da vida, diz o Valor. Segundo relatório divulgado ontem pelo FMI, o país está na terceira pior posição, empatado com Arábia Saudita e atrás apenas de Indonésia e México.
Frete
Principais jornais reportam que o presidente Jair Bolsonaro editou, ontem, medida provisória com mudança no cálculo da cobrança no tabelamento de frete. O movimento é visto como aceno a caminhoneiros, que fazem parte da sua base eleitoral.
A medida trata da revisão extraordinária da Tabela de Frete do Transporte Rodoviário de Cargas e reduz de 10% para 5% de oscilação do preço do diesel que determina a revisão da tabela.
Investimentos
Manchete do Valor revela que o salto da taxa de investimentos no Brasil entre 2016 e 2021, de 15,5% para 19,2% do PIB, se deve integralmente ao aumento no setor privado. Nesse segmento, a taxa passou de 13,6% para 17,5% do PIB, enquanto os investimentos públicos recuaram de 1,93% para 1,64%, patamar dos dois últimos anos.
As estimativas para 2020 e 2021 são do Centro de Estudos de Mercado de Capitais da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Cemec-Fipe), com base em dados do Ipea, IBGE e Tesouro Nacional.
O aumento do investimento privado se concentrou no agronegócio e na indústria da construção. No período 2016/21, a produção de bens de capital agrícolas e suas peças cresceu, respectivamente, 3,9% e 7,3% ao ano, somente abaixo dos bens de capital destinados à indústria da construção, cuja produção aumentou 11% ao ano.
Aviação
Folha informa que o Senado manteve a proibição da cobrança para despachar bagagens em voos nacionais e internacionais, por 53 votos a 16. Uma vez sancionada, a nova regra vai permitir o despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais. A medida precisará voltar para a Câmara antes de ser sancionada por Jair Bolsonaro. O governo, no entanto, já indicou que é contra a retomada da gratuidade.
Eletrobras
Folha de S.Paulo informa que o TCU deve aprovar nesta quarta-feira a privatização da Eletrobras. O processo estava paralisado após um pedido de análise pelo ministro Vital do Rêgo. Embora Vital deva votar contra, três ministros afirmaram que já existe consenso em torno da proposta do ministro Aroldo Cedraz. A expectativa do lado do governo e da empresa também é de aprovação.
|