|
Reforma tributária
Valor Econômico revela que, com aval do governo, a Câmara pode votar nas próximas semanas a proposta que visa simplificar o sistema de obrigações tributárias acessórias. O texto prevê que as ações serão geridas pelo Comitê Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias, que terá vínculo com o Ministério da Economia.
A expectativa do autor do projeto, deputado Efraim Filho (União Brasil-PB), é acelerar a tramitação com a aprovação de um requerimento de urgência.
Entre as propostas, Efraim destaca a criação da Nota Fiscal Brasil Eletrônica, envolvendo as operações com mercadorias e as prestações de serviços.
Bovespa
Apesar de o Ibovespa ter retornado à marca dos 108 mil pontos, maior nível de maio, apenas uma pequena parte dos papéis se recuperou do tombo do ano passado. No IBrX, índice que reúne as cem ações mais líquidas da bolsa, 64 acumulam queda desde 2021.
No ranking das maiores quedas desde o início de 2021, os destaques são ações ligadas à economia local, em especial as de varejo, como Magazine Luiza (-82,15%), Via (-81,93%) e Americanas (-68,01%), que vinham de um período de sobrevalorização e agora sofrem com o aumento da concorrência. Registro do Valor.
Combustíveis
Mais de 20% da população pretende deixar de comprar combustíveis nos próximos três meses e mais de 30% decidiu reduzir a compra de álcool, gasolina e diesel, segundo dados da CNI publicados pelo Painel S.A. (Folha).
Segundo a entidade, o clima se espalhou por todos os perfis da amostra, mas a intenção de cortar consumo prevalece entre os grupos de jovens (52%), ensino médio (54%), moradores do Norte e do Centro-Oeste (56%) e nas periferias (60%).
Conta de luz
Folha de S.Paulo publica que a tarifa residencial da conta de luz no país vai subir pelo menos 12% em 2022, contra reajuste de 8% no ano passado. O cálculo, feito pela TR Soluções, não leva em conta impostos nem a bandeira tarifária. O maior peso será sentido pelos moradores da região Nordeste, onde a tarifa residencial ficará 17% mais cara no ano em média.
Petrobras
Manchete de O Globo afirma que o presidente Jair Bolsonaro planeja alterações em três diretorias da Petrobras e na presidência da empresa. Os diretores que estão na mira são os das áreas financeira, de tecnologia e de relações institucionais. Só o primeiro tem influência direta sobre a política de preços de combustíveis.
Biogás
Valor Econômico destaca que o biogás já começa a encontrar espaço relevante na matriz energética. Segundo o jornal, um total de 25 novas usinas anunciou R$ 60 bilhões em investimentos até 2030, para ofertar 30 milhões de m³/dia.
Um passo significativo se deu neste mês, com a parceria formada entre a Associação Brasileira de Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás).
As duas entidades pretendem lançar ações conjuntas para impulsionar o biometano na rede das distribuidoras do país.
|