|
Auxílio Brasil
Principais jornais informam que a Câmara aprovou ontem a medida provisória que estabeleceu o valor mínimo do Auxílio Brasil em R$ 400 e tornou o benefício permanente, medida que foi acatada pelo relator João Roma (PL-BA) para tentar viabilizar uma análise com menos obstrução no plenário da Casa. O texto segue para análise do Senado.
IPI
Folha de S.Paulo registra que o ministro Paulo Guedes voltou a falar ontem que o governo pretende fazer “mais uma rodada” de redução do IPI. A nova promessa é de ampliar o corte para 35%.
Segundo Guedes, o espaço para isso foi dado por um aumento imprevisto na arrecadação. Folha menciona que o governo tem utilizado a alta para anunciar cortes de tributos às vésperas do calendário eleitoral.
Inflação
Manchete de O Globo e principais jornais repercutem a divulgação do IPCA-15 de abril, que acelerou para 1,73%, a maior taxa para o mês desde 1995 e a mais alta desde fevereiro de 2003.
Em 12 meses, o índice já acumula alta de 12,03%, o maior patamar desde novembro de 2003. O resultado indica, segundo economistas, que a inflação está alta e disseminada. Em abril, oito dos nove grupos pesquisados pelo IBGE registraram aumento de preços.
Matérias-primas
Valor Econômico divulga que o preço das matérias-primas com influência sobre a inflação apresentou alta de 4,38% em março, após variação negativa de 0,79% em fevereiro.
Os dados constam no Índice de Commodities Brasil (IC-Br). Em 12 meses, o indicador teve elevação de 29%, conforme divulgado ontem pelo Banco Central.
Gás de cozinha
Painel (Folha) revela que o preço do gás de cozinha no país atingiu a maior média mensal real do século 21. Os botijões de 13 kg estão sendo vendidos a um valor médio de R$ 113,48, o que representa 9,4% do salário mínimo. Essa é a proporção mais elevada desde março de 2007, segundo dados do Observatório Social da Petrobras.
Energia
Manchete da Folha destaca que a construção de todas as 14 térmicas a gás contratadas no leilão de energia emergencial em outubro do ano passado está atrasada. O objetivo era garantir o abastecimento neste ano em caso de nova seca, mas nenhuma deve entrar em operação na data prevista, 1º de maio.
Pronampe
O Senado aprovou ontem, de forma simbólica, o projeto de lei que estende até o fim de 2024 a aplicação de recursos emergenciais para garantir e alavancar empréstimos do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). A proposta segue agora para a sanção presidencial.
Trabalho
Reportagem na Folha afirma que o governo pretende regulamentar o trabalho por aplicativo no Brasil. Segundo o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, a intenção é anunciar as novas regras “ainda este ano”, embora não haja uma data específica para o lançamento. |